Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2013 - 06h30

Irã aposta em novo presidente egípcio para aproximação

Publicidade

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

Na primeira visita de um presidente do Irã ao Egito em três décadas, Mahmoud Ahmadinejad desembarcou ontem no Cairo com a esperança de que o novo governo egípcio islamita facilitará a reaproximação entre as duas potências do Oriente Médio.

Mas o primeiro dos três dias da agenda de Ahmadinejad deixou claro que profundas divergências geopolíticas e religiosas impedem a plena normalização entre os dois rivais.

Ahmadinejad foi recebido no aeroporto com beijos no rosto pelo colega egípcio Mohamed Mursi, um islamita sunita eleito no rastro da revolução que derrubou a ditadura pró-Ocidente de Hosni Mubarak, em 2011.

Embora esteja no Cairo como participante de uma cúpula de países islâmicos, o iraniano teve uma rápida conversa bilateral com Mursi.

Mas, em seguida, Ahmadinejad, xiita como a maioria no Irã, foi constrangido pelos anfitriões ao visitar a Universidade Al Azhar, epicentro intelectual do islã sunita.

Altos clérigos da Al Azhar cobraram do presidente que o Irã "respeite os sunitas", pare de fazer proselitismo regional e suspenda o apoio ao regime sírio contra rebeldes predominantemente sunitas.

As conversas foram tensas e houve bate-boca sobre questões teológicas que opõem sunitas e xiitas. Ahmadinejad ameaçou retirar-se. O incidente sucede outros constrangimentos causados pelo governo egípcio, que permanece um aliado dos EUA e das petromonarquias anti-Irã do golfo Pérsico.

Em agosto, Mursi aceitou convite para participar de uma cúpula com viés terceiro-mundista em Teerã, mas discursou atacando o apoio iraniano ao regime sírio.

No mês passado, Mursi repetiu as críticas, em tom exaltado, ao receber no Cairo o chanceler iraniano, Ali Akbar Salehi. Fontes diplomáticas em Teerã relataram à Folha que Mursi advertiu Salehi de que o Irã "está do lado errado da história" no caso sírio.

Muitos comentaristas egípcios rejeitam o diálogo com o Irã, país persa acusado de interferir em assuntos árabes.

Apesar das tensões, Irã e Egito continuam em compasso de reaproximação, depois de três décadas sem manter contatos oficiais. Aliados quando o Irã era uma monarquia, os dois países romperam após a Revolução Islâmica iraniana, em 1979.

O Cairo havia deflagrado a ira de Teerã ao reconhecer o Estado de Israel e ao abrigar o xá deposto, Reza Pahlevi.

O Irã em seguida enfureceu o Egito ao batizar uma rua de Teerã com o nome do militante que assassinara o então presidente egípcio em represália à paz com Israel.

INTERESSE COMUM

Com a chegada ao poder de Mursi, os dois países reativaram embaixadas e iniciaram uma troca de visitas.

Segundo analistas, interessa a Mursi dialogar com o Irã para afirmar a independência da nova política externa egípcia. Já Teerã tenta capitalizar ao criar laços com um gigante regional aliado tradicional do Ocidente.

A Folha ouviu relatos de que o Egito aceitou proposta do Irã para criar um canal de troca de informações entre seus serviços secretos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página