Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2013 - 04h30

Bolsas dos EUA e da Europa caem após fala de Draghi sobre o euro

Publicidade

BERNARDO MELLO FRANCO
DE LONDRES

As principais Bolsas dos Estados Unidos e da Europa registraram perdas ontem depois que o presidente do BCE (Banco Central Europeu), Mario Draghi, indicou que a valorização do euro pode prejudicar a recuperação da economia do continente.

Ele afirmou que o controle do câmbio não é uma das metas da instituição, mas prometeu monitorar seus efeitos nas exportações do bloco.

"O câmbio não está entre os alvos das nossas políticas, mas é importante para o crescimento e para a estabilidade dos preços. Queremos ver se essa valorização [do euro] é sustentável e se altera a nossa avaliação sobre os riscos para a estabilidade dos preços", afirmou Draghi.

O dirigente reagiu à pressão do presidente da França, François Hollande, que na terça-feira reclamou da valorização da moeda única e cobrou medidas para evitar danos maiores às exportações.

"Acho que devemos lembrar sempre que o BCE é independente", disse Draghi.

O BCE manteve sua taxa básica de juros em 0,75% ao ano, mesmo patamar em que ela está desde julho de 2012.

O presidente disse que "os riscos para as perspectivas econômicas na zona do euro continuam" e manifestou preocupação com o que chamou de demora em reformas estruturais no bloco.

Depois das declarações, o índice FTSE 100 da Bolsa de Londres caiu 1,06%. O Cac 40 de Paris teve retração de 1,15%, e o Dax de Frankfurt teve leve alta, de 0,13%.

Em Nova York, o índice S&P 500 caiu 0,18%, e analistas relacionaram o desempenho fraco à fala de Draghi.

IRLANDA

Ontem o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, anunciou um acordo com o BCE para rolar a dívida contraída na operação para salvar bancos que quebraram na crise financeira de 2008, como o antigo Anglo Irish Bank.

O governo da Irlanda vai trocar promissórias que venceriam em breve por títulos de dívida de longo prazo, com juros mais baixos.

"É um passo histórico no caminho para a recuperação econômica", afirmou Kenny. Draghi se disse impedido de comentar o acordo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página