Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2013 - 19h49

Oposição iraniana encontra delegação de congressistas americanos

Publicidade

DA EFE, EM PARIS

A presidente da Organização dos Mujahedins do Povo do Irã (OMPI), Maryam Radjavi, se reuniu neste domingo em Paris com uma delegação do Congresso dos Estados Unidos, um encontro que acontece pela primeira vez na história.

A delegação americana esteve composta pelo presidente da Subcomissão para a Europa do Congresso, Dana Rohrabacher, do presidente da Subcomissão de Terrorismo, Não-Proliferação e Comércio, Ted Poe, e dos congressistas Brian Higgins e Paul Cook, afirmou a oposição iraniana em comunicado.

O encontro abordou "os meios de resistir à ameaça representada pelo regime iraniano para a paz e a segurança no mundo", acrescentou a nota.

Também trataram "o fracasso das negociações sobre o assunto nuclear, as graves violações dos direitos humanos no Irã e a ameaça crescente para a segurança e o bem-estar dos opositores iranianos".

"O governo americano deve revisar sua política sobre o Irã após a rejeição do guia supremo da última oferta" de Washington "para a negociação nuclear", indicou o grupo opositor iraniano.

Pediram que o Governo dos Estados Unidos lhes considerem um interlocutor no lugar das "negociações infrutíferas" que mantém atualmente com Teerã.

Negociar com o regime só serviu, até agora, para que o Irã se aproximasse da bomba atômica e para "legitimar a repressão da oposição no Irã e os terroristas na região", acrescentou.

"O Irã está maduro para uma mudança. Ao contrário de 2009, quando os EUA se mantiveram à margem enquanto os guardiães da revolução reprimiam milhões de pessoas que pediam uma mudança de regime e a instauração da democracia no Irã, a administração Obama tem que estender agora a mão à oposição democrática", concluiu o comunicado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página