Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2013 - 13h44

Confronto entre sindicalistas deixa 13 feridos em mina sul-africana

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira após seguranças abrirem fogo para dispersar um confronto de sindicalistas em uma mina da empresa Anglo American Platinum na região de Rustenburg, na África do Sul.

A mina está na mesma região onde 50 pessoas morreram em outubro, em confrontos com seguranças e policiais causados por greves violentas e disputas entre membros de sindicatos rivais. Em janeiro, a proprietária da jazida anunciou a demissão de 14 mil operários, o que provocou a ira dos mineiros.

Segundo a polícia, os ferimentos foram provocados por balas de borracha e cassetetes usados pelos seguranças para controlar o protesto. Os agentes da controladora da mina tentavam conter uma briga entre dois sindicatos rivais.

A União Nacional de Mineiros e a Associação de Mineiros e da Construção tentavam ter acesso aos escritórios da Anglo American. Os agentes afirmam que não conseguiram determinar ainda quem começou os protestos violentos.

As associações culpam uma a outra pelo início da violência. A empresa confirmou a ação, mas disse que só nove funcionários foram atingidos. Os feridos foram encaminhados a hospitais da região.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página