Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2013 - 05h00

Dificuldade para visto na Argentina é objeto de crítica

Publicidade

SYLVIA COLOMBO
DE BUENOS AIRES

"Sair de Cuba é fácil, entrar na Argentina, impossível." Era esse o tom jocoso das manchetes dos jornais e noticiários de TV, ontem, em Buenos Aires.

Em entrevista aos meios argentinos, Reinaldo Escobar, o marido da blogueira Yoani Sánchez, disse que a burocracia e a lentidão com que o consulado argentino em Havana trabalha tinham impedido sua mulher de obter o visto para visitar a Argentina.

"Para Yoani, foram mais complicados os trâmites para entrar na Argentina que para conseguir o visto nos Estados Unidos, Europa ou Brasil", disse.

As declarações tiveram ampla repercussão negativa para o governo kirchnerista. Espantado com a pergunta de um jornalista sobre o caso, o chanceler Héctor Timerman apressou-se em dizer que não havia nenhum impedimento de ordem política para a visita da blogueira a seu país. "Yoani não foi vítima de nenhum tipo de descriminação nem de favoritismo", afirmou.

Segundo o embaixador argentino no Brasil, Luis María Kreckler, o visto será concedido e emitido pela embaixada em Brasília.

Em Feira de Santana (BA), questionada sobre o tema anteontem, Sánchez disse que não via motivação política nas dificuldades para obter o visto para a Argentina em Cuba.

Atribuiu a impossibilidade de agendar o pedido do documento ao "colapso" de consulados e embaixadas de vários países na ilha, por causa do aumento da demanda provocado pela reforma migratória.

O casal apontou a quantidade de documentos a serem apresentados para obter visto argentino como outro impedimento.

Colaborou FLÁVIA MARREIRO, enviada especial a Feira de Santana (BA)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página