Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2013 - 10h34

Carro-bomba explode em campo ocupado por soldados franceses no Mali

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um carro-bomba teria explodido perto de um campo ocupado por soldados da França e do Chade em Kidal, no nordeste do Mali, ferindo pelo menos dois civis nesta quinta-feira, segundo autoridades locais.

Testemunhas disseram que o veículo trafegava muito rápido, rumo ao sudoeste de Kidal, e explodiu a 500 metros do campo ocupados pelos franceses e pelos chadianos. Dois civis ficaram feridos e encontram-se no hospital.

Um funcionário do governo de Kidal afirmou que a explosão do veículo ocorreu a menos de um quilômetro do campo ocupado pelos chadianos e pelos franceses. Segundo esta fonte, o motorista do veículo era provavelmente "um terrorista suicida" que queria atacar o campo, mas acabou explodindo com seu carro-bomba em um pátio.

Antes da chegada dos franceses, o grupo islamita dissidente Movimento Islâmico de Azawad (MIA) e o grupo rebelde tuaregue Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA) detinham o controle de Kidal.

Azawad, um território árido, com uma superfície equivalente às de França e Bélgica juntas, está situado ao norte do rio Níger e compreende as regiões administrativas de Kidal, Timbuctu e Gao.

No norte do país, um porta-voz das tropas francesas no Mali disse que um helicóptero de ataque Tigre atirou contra uma picape que levava insurgentes islâmicos, matando cerca de dez deles.

O coronel Thierry Burkhard disse que o ataque aconteceu no dia anterior, próximo à fronteira com a Argélia, no terceiro dia de uma operação com o codinome "Pantera", em uma série de avanços das forças francesas na tentativa de eliminar remanescente de grupos suspeitos de ligações com a Al Qaeda que controlaram o norte do Mali por cerca de dez meses.

Burkhard disse que mais de 20 insurgentes e um legionário francês morreram em enfrentamentos semelhantes na terça-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página