Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2013 - 23h57

Morre aos 81 anos Bruce Reynolds, "cérebro" do famoso assalto ao trem pagador

Publicidade

DA EFE

Bruce Reynolds, considerado o "cérebro" do famoso assalto ao trem pagador de Glasgow (Escócia), em 1963, o roubo mais espetacular do século 20, morreu nesta quinta-feira aos 81 anos, informou seu filho Nick.

Reynolds morreu poucos meses antes de completar, em agosto, 50 anos do famoso assalto, tendo conseguido burlar a justiça durante cinco anos, para ser capturado em 1968 na Inglaterra, onde cumpriu pena até 1978.

O filho do célebre ladrão, Nick Reynolds, disse que seu pai "morreu enquanto dormia, na madrugada da quinta-feira", após passar "vários dias sem estar bem".

O trem dos correios de ia de Glasgow a Londres, foi assaltado quando se aproximada da cidade inglesa de Cheddington, fato que foi considerado o maior roubo a uma ferrovia no século passado.

Por esse roubo, outro ladrão ganhou notoriedade especial, Ronnie Biggs, que escapou da prisão e foi fugitivo durante 31 anos até voltar, voluntariamente, ao Reino Unido em 2001.

Matthew Fearn/AP
Bruce Reynolds em foto de 2003
Bruce Reynolds em foto de 2003

O montante roubado pelos ladrões, de 2,6 milhões de libras (€ 3 milhões), supôs um recorde então e hoje equivaleria a cerca de 40 milhões de libras (€ 46,2 milhões).

Reynolds, que após cumprir dez anos na prisão foi libertado em 1978, voltou a ficar atrás das grades durante outros três anos por tráfico de anfetaminas.

Entre ambos os períodos na prisão, Reynolds trabalhou brevemente como consultor durante a rodagem de um filme sobre o famoso assalto, "Buster", e publicou "A Autobiografia de um ladrão" em 1995.

Após o assalto, Reynolds e pelo menos 14 de seus cúmplices se esconderam na fazenda Leatherslade, próxima a Oakley (sul da Inglaterra), com o valor roubado.

Embora a um princípio o grupo pensou que tudo tinha sido estritamento calculado, vários erros terminaram delatando os assaltantes.

No total, 15 homens foram detidos pelo assalto e 12 deles terminaram na prisão, enquanto os outros conseguiram fugir.

O próprio Bruce Reynolds viveu cinco anos escondido entre México e Canadá até que seu dinheiro acabar e voltou ao Reino Unido para cumprir uma condenação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página