Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2013 - 12h04

Democratas vão à Suprema Corte em favor do casamento gay

Publicidade

DA ASSOCIATED PRESS, EM WASHINGTON

Um dia depois de Barack Obama anunciar que pediria à Suprema Corte dos Estados Unidos que autorize a retomada dos casamentos homossexuais na Califórnia, mais de 200 congressistas democratas pediram que seja anulada uma das cláusulas da lei federal contra o casamento gay.

Os legisladores fizeram um documento pedindo que seja removida a seção 3 do Ato de Defesa do Casamento, que nega os benefícios federais a casais do mesmo sexo.

O documento tem o objetivo de fazer um contrapeso aos republicanos do Congresso, que vêm defendendo o Ato nos tribunais desde que Barack Obama ordenou que o Departamento de Justiça parasse de defendê-lo.

O presidente acredita que a medida é inconstitucional, mas ela continuará em vigor até que seja alterada pelo Congresso ou derrubada pela Corte.

"Simplesmente não existe interesse federal legítimo em negar a casais do mesmo sexo a segurança legal, os direitos e responsabilidades que a lei federal provê aos outros casais", disseram os congressistas em uma declaração que acompanhou o documento, que não foi assinado por nenhum republicano.

A Suprema Corte vai ouvir os argumentos sobre o caso no dia 27 de março. Um dia antes, os juristas vão avaliar o caso da constitucionalidade da lei banindo o casamento gay na Califórnia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página