Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2013 - 06h17

Coreia do Norte assegura ter mísseis prontos para atacar os EUA

Publicidade

DA EFE

Um general do Exército Popular da Coreia do Norte assegurou nesta sexta-feira que mísseis nucleares capazes de alcançar os Estados Unidos estão prontos para seu lançamento, em uma nova ameaça feita após a resolução emitida ontem pela ONU contra o país comunista.

O general Kang Pyo-yong afirmou que a Coreia do Norte conseguiu reduzir o tamanho e o peso de suas ogivas atômicas para instalá-las em projéteis de longo alcance que transformariam em "um mar de fogo" Washington e outros centros nevrálgicos dos EUA e de seus aliados, segundo o jornal "Rodong Sinmun".

Além disso, assegurou que os soldados norte-coreanos estão preparados para a guerra e só precisam receber uma ordem de seus líderes.

Kang indicou que a Coreia do Norte equipou seus mísseis balísticos intercontinentais e outros de menor alcance com vários tipos de ogivas nucleares capazes de atacar diferentes alvos.

Embora a Coreia do Norte, em sua habitual retórica belicista, já tenha assegurado em ocasiões anteriores que os EUA estão ao alcance de suas armas atômicas, os especialistas internacionais acreditam que o regime não possui tecnologia suficiente para instalar ogivas nucleares em seus mísseis de longo alcance.

A nova ameaça nuclear acontece imediatamente depois que Pyongyang prometeu anular os acordos de não agressão assinados com Seul ao término da Guerra da Coreia (1950-53), em resposta à última resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Esse organismo endureceu ontem as sanções voltadas às autoridades norte-coreanas por seu programa nuclear e estabeleceu novas restrições, especialmente de caráter financeiro, em resposta ao teste nuclear ocorrido em 12 de fevereiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página