Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2013 - 03h00

Desaconselhei prognósticos, afirma d. Odilo

Publicidade

DO ENVIADO A ROMA

Um dos mais cotados a papa antes do conclave, o arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, diz que os prognósticos levam em conta critérios que não são os mais importantes para a igreja. O cardeal conversou com a Folha ontem, no Colégio Pio Brasileiro, onde está hospedado em Roma. (FABIANO MAISONNAVE)

*

Folha - Francisco de Assis (1182-1226) tinha a missão de reformar a igreja. A escolha do nome inclui esse sentido?

D. Odilo Scherer - Penso que sim. Na história de são Francisco, ele percebeu que se tratava de uma reforma mais interior, da comunidade da igreja, de voltar às origens da sua fé e ao Evangelho como referência da vida.

O papa Francisco, que escolheu o nome em memória de são Francisco de Assis, ajudará a igreja a fazer isso.

Qual é a relação entre d. Cláudio Hummes e o novo papa?

D. Cláudio Hummes é franciscano. São amigos, próximos, já participaram do outro conclave. Percebi uma grande proximidade.

Havia muita expectativa em torno do seu nome. Qual a lição a tirar desse processo?

Compreendo esses prognósticos, mas não dão certo porque levam em conta critérios que, no fim, não são os únicos nem os mais importantes. Procurei desaconselhar prognóstico e não tomar conhecimento. Eu me senti tranquilo no conclave e é como me sinto agora.

Como descrever Francisco?

Homem simples, discreto, no sentido de não ser alguém que rouba a cena, um homem santo. Sábio, verdadeiro pastor da igreja, dedicado à sua missão. Acredito que será uma pessoa amiga, pai para a comunidade da igreja.

Há relatos de que ele colaborou com a ditadura militar.

Não conheço nada a respeito. Mas, como todo mundo faz ilações, vou fazer as minhas. Ele não era bispo, era padre jovem e, com toda certeza, não tinha nada a ver nem aprovava as ações da ditadura argentina.

O que muda na Jornada Mundial da Juventude no Brasil?

Algo deve mudar, pois teremos um papa com saúde, menos idade e que poderá eventualmente ousar mais. Com toda certeza, teremos muito mais argentinos, o que é uma coisa muito boa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página