Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2013 - 03h00

Pontífice teve mais de 90 votos, diz jornal italiano

Publicidade

DE SÃO PAULO

Segundo o jornal italiano "Corriere Della Sera", o papa Francisco teve no conclave mais de 90 dos 114 votos. Ele foi eleito na quinta votação.

Bergoglio teria sido escolhido por acordo entre entre os cardeais dos EUA e três italianos --Angelo Sodano, o decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, que presidiu a eleição na Capela Sistina, e Tarcisio Bertone, o camerlengo do Vaticano ("interino" durante a transição).

O trio, muito poderoso na Cúria romana, considerava Bergoglio adequado para o cargo. Aos americanos, era importante ter um papa de fora da Europa.

O jornal aponta ainda que inicialmente Bertone preferia o brasileiro Odilo Scherer, mas que ele teria desistido --Scherer não seria apoiado pelo cardeal Re.

No texto, a jornalista Antonietta Calabrò, do diário italiano, afirma: "Mas não é o Espírito Santo que escolhe? Uma vez perguntei isso ao então cardeal Ratzinger. Com certa ironia, ele respondeu: 'Provavelmente a única certeza que ele oferece é que não vai ser tudo um total desastre.'"

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página