Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2013 - 04h00

Para franciscanos de São Paulo, nome do papa sinaliza reforma

Publicidade

PATRÍCIA BRITTO
DE SÃO PAULO

"Francisco, vai e restaura a minha igreja, que está em ruínas." Foi o que, segundo a tradição, Francisco de Assis ouviu Jesus Cristo lhe pedir do alto do crucifixo de uma igreja de são Damião, na Itália do século 12.

Lembrando desse episódio, o frei franciscano Anacleto Luiz Gapski, 62, que vive no Convento de São Francisco de Assis, em São Paulo, diz que o nome escolhido pelo novo papa simboliza a necessidade de reconstrução da Igreja Católica.

Também é o que pensa o frei David Raimundo dos Santos, 60, diretor-executivo da ONG Educafro. "Quando o papa assume esse nome, está reconhecendo que a Igreja Católica está em ruínas e tem que ser reformada."

A notícia de que o novo papa escolheu ser chamado pelo nome do fundador da ordem franciscana foi recebida com entusiasmo pelos seguidores de Francisco de Assis (1182-1226), santo da Igreja Católica conhecido pelo comprometimento com a humildade e a simplicidade.

Conta o frei Anacleto que, assim como hoje, nos tempos de Francisco de Assis a igreja vivia "momentos de turbulência", afetada por disputas internas de poder.

"A igreja vivia um momento de crise. Era um período de uma aliança da igreja com o poder material, com os reinos, as riquezas", diz.

Mas, para o frade, a crise atual é mais grave. "Não podemos fechar os olhos", disse, em referência aos escândalos de abuso sexual e suspeitas de corrupção.

"A gente ouviu Bento 16, na Quarta-Feira de Cinzas, dizer que a luta pelo poder dentro da igreja era muito grande, o que fazia com que ele não tivesse mais forças."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página