Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2013 - 14h21

Relatório sobre "Vatileaks" já está à disposição do papa, diz Lombardi

Publicidade

DA EFE

O relatório "Vatileaks" sobre o escândalo do vazamento de documentos oficiais do Vaticano já está à disposição do papa Francisco, confirmou nesta segunda-feira o porta-voz do vaticano, Federico Lombardi, que afirmou no entanto que não acredita que o papa tenha tido tempo de analisá-lo.

"É certo que está à disposição do papa, mas com tantas coisas que tem fazer nestes dias, não acho que tenha tido tempo de analisá-lo", afirmou Lombardi em um encontro com a imprensa.

Lombardi acrescentou que ficaria surpreso se o papa Francisco tivesse dedicado estes primeiros dias de pontificado à leitura do relatório.

Bento 16 criou no ano passado uma comissão formada por três cardeais --o espanhol Julián Herranz, 82, ex-presidente do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos; Jozef Tomko, eslovaco, prefeito regional emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, 88; Salvatore de Giorgi, ex-arcebispo de Palermo, 82 --para que averiguassem o vazamento e publicação de documentos reservados do papa e do Vaticano.

Por esse caso, o ex-mordomo do papa Bento 16, Paolo Gabriele, foi detido, condenado e depois perdoado pelo pontífice.

Os cardeais interrogaram 30 pessoas e toda a documentação foi entregue em dezembro a Bento 16, que decidiu repassar a seu sucessor.

Desta maneira, segundo fontes vaticanas, a documentação não foi arquivada, como é habitual após a morte ou renúncia de um papa, quando todo o material do pontificado é guardado para estudo e não é publicado durante anos.

Lombardi não descartou que durante as congregações preparatórias do conclave no qual o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito, os três cardeais que são responsáveis pela investigação informaram sobre o tema para outros purpurados.

"Eles saberão em que medida poderão e deverão dar informações às pessoas que pedirem", ressaltou o porta-voz.

O cardeal peruano Juan Luis Cipriani disse à agência Efe que durante as reuniões prévias ao conclave receberam "poucas" informações sobre o "Vatileaks", "e isso que nós pedimos", precisou.

Cipriani reconheceu que os cardeais sabem do "Vatileaks" "um pouquinho a mais" do que foi publicado na imprensa, "mas não o suficiente".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página