Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2013 - 04h42

Coreia do Sul é alvo de possível ciberataque da Coreia do Norte

Publicidade

DA EFE

Os sistemas informáticos das principais emissoras de televisão e de dois dos maiores bancos da Coreia do Sul ficaram completamente paralisados nesta quarta-feira, pelo que o governo investiga um possível ciberataque da Coreia do Norte.

Ao menos três cadeias de televisão --KBS, MBC e YTN-- e dois bancos --Shinhan e Nonghyup-- informaram à Agência Nacional de Polícia que seus sistemas foram totalmente interrompidos às 14h locais (2h de Brasília) por motivos desconhecidos.

O Escritório da Presidência da Coreia do Sul investiga o possível envolvimento da Coreia do Norte no incidente, segundo indicaram fontes da Casa Azul de Seul à agência local Yonhap.

As autoridades de Seul não descartam nenhuma possibilidade e "estão tentando determinar a causa da paralisação das redes", declarou à agência uma autoridade da Presidência.

Uma porta-voz da brigada da polícia especializada em ciberterrorismo afirmou, por sua vez, que "os relatórios (da paralisação) chegaram simultaneamente" e apontou que investigadores foram enviados ao locais onde se encontram os servidores afetados.

Após esse incidente, o Exército da Coreia do Sul elevou seu status de vigilância e "supervisiona de perto os eventos que possam produzir-se", informou um porta-voz do Ministério da Defesa, que descartou qualquer problema nos sistemas das Forças Armadas.

As autoridades sul-coreanas apontam que desde 2009 o regime comunista atacou vários sites de organismos estatais da Coreia do Sul, assim como o sistema informático de um dos principais bancos do país e as contas de e-mail de uma grande universidade.

A Coreia do Norte, no entanto, sempre negou sua participação nos ataques cibernéticos a sites públicos e privados do país vizinho e inclusive acusou recentemente Seul e Washington de tentar derrubar seus servidores de internet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página