Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2013 - 06h29

Al Qaeda assume a autoria dos atentados que mataram 52 no Iraque

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Estado Islâmico do Iraque, grupo vinculado à Al Qaeda, assumiu nesta quarta-feira a autoria dos atentados que deixaram ao menos 52 mortos e 150 feridos ontem em Bagdá e outras áreas do país.

"Diário de Bagdá": Moradores da capital relembram guerra
Veja cobertura completa do aniversário da guerra do Iraque
Mais de 50% dos britânicos reprovam invasão, diz pesquisa
Tendências/Debates: O Iraque dez anos depois da invasão

Em comunicado postado em um site usado habitualmente pelos islamitas, o grupo advertiu que os ataques de ontem são "a primeira etapa de uma chuva" de atentados como vingança pelas execuções de sunitas.

O texto explicou que os ataques ocorreram em represália pelas recentes declarações do ministro da Justiça, Hassan Al Shemari, que assegurou que "acelerará as execuções" de detidos sunitas, segundo a nota, cuja autenticidade não pôde ser comprovada.

A organização antecipou que os futuros atentados serão perpetrados em breve em Bagdá e outras cidades.

O Iraque lembrou ontem o décimo aniversário da invasão americana para derrubar o regime de Saddam Hussein, imerso na violência e em meio a uma crise política.

Os atentados, especialmente contra as forças de segurança e os xiitas, aumentaram no país desde a retirada das tropas americanas, em 18 de dezembro de 2011.

Na cena política, o Iraque vive uma crise originada pelos protestos em províncias de maioria sunita como Al Anbar, Ninawa e Salah ad Din.

Os sunitas, que gozaram de privilégios durante o regime de Saddam, se queixam agora que são discriminados pelo Governo do primeiro-ministro xiita Nouri al-Maliki.

Entre as exigências dos manifestantes estão a libertação de presos, a correção do processo político, a emenda da lei antiterrorista e a obtenção de um equilíbrio das instituições do Estado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página