Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2013 - 09h51

BC da Espanha espera que PIB tenha queda de 1,5% em 2013

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Banco da Espanha (banco central do país) revisou nesta terça-feira para baixo a estimativa de crescimento do país em 2013. Para a instituição, o PIB (Produto Interno Bruto) espanhol se contrairá 1,5% neste ano, após ter uma queda de 1,4% no ano passado.

O cálculo é bem menor que os 0,5% previstos no início do ano. O mercado espera, no entanto, que o governo revise novamente para baixo a previsão de crescimento em abril. Um dos principais motivos para a redução é o efeito das medidas de austeridade nos gastos do governo e nos investimentos privados.

Além disso, a maioria dos economistas espera que a economia tenha dificuldades para voltar a crescer neste ano, devido a uma demanda doméstica ruim e um setor externo enfraquecido. Para 2014, espera-se a volta do crescimento, representando apenas 0,6% do PIB.

Outro ponto de preocupação é o desemprego, que deverá passar dos 26,02% registrados no fim de 2012, atingindo um novo recorde histórico. O percentual de cidadãos sem trabalho na Espanha só não é maior que o da Grécia, país mais afetado pela crise da dívida pública.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página