Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2013 - 14h07

Arcebispo de Lima se declara a favor de indulto a Fujimori

Publicidade

DA EFE

O arcebispo de Lima, Juan Luis Cipriani, defendeu o pedido de indulto feito pelo ex-presidente do Peru Alberto Fujimori e declarou que o atual presidente peruano, Ollanta Humala, tem a chance de "tomar uma decisão que contribua também para a unidade nacional".

Em entrevista concedida hoje ao jornal "Correo", o religioso disse que o indulto é um benefício que está nas mãos do presidente e recomendou a Humala "que não se esconda nas mãos da medicina ou da justiça para retardar a decisão esperada pela opinião pública".

Há algumas semanas, vazou na imprensa o comunicado médico entregue à Comissão de Perdões Presidenciais no qual se informa que Fujimori não tem câncer.

Fujimori foi condenado a 25 anos de prisão por desrespeito aos direitos humanos, e no final de 2012 seus filhos apresentaram um pedido de indulto humanitário sob o argumento que seu pai padece de um câncer de língua e uma depressão que colocavam em risco a sua vida.

A Comissão de Perdões Presidenciais deve entregar um relatório final ao Ministério da Justiça, a partir do qual Humala deve tomar uma decisão a respeito do pedido de indulto humanitário.

"Acho difícil que o Peru retome sua unidade enquanto não nos atrevemos à reconciliação, ao perdão e à misericórdia", disse Cipriani, que era muito próximo de Fujimori durante seu governo(1990-2000).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página