Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2013 - 03h30

Orçamento põe em suspenso novo concurso público

Publicidade

DE SÃO PAULO

Além das vagas do Itamaraty congeladas, outro tema que está parado no Ministério do Planejamento é a realização do concurso anual para diplomatas.

Em razão do atraso de quase três meses na aprovação do Orçamento do governo federal pelo Congresso, o edital para a prova, que sempre sai entre dezembro e janeiro, ainda não foi publicado neste ano.

Segundo a assessoria do Ministério do Planejamento, a solicitação do Itamaraty para a realização do concurso está sob análise e não há uma previsão de quando será liberado o orçamento para a remuneração dos futuros diplomatas.

O salário inicial da carreira é de R$ 13.623.

AMEAÇA

A demora gerou temores de que a seleção não fosse mais realizada em 2013, já que o processo --entre a publicação do edital, as três fases de provas e a divulgação do resultado-- geralmente dura sete meses.

Logo após a divulgação dos aprovados, já começam as aulas no Instituto Rio Branco, geralmente em setembro ou outubro.

O Itamaraty, no entanto, diz que a intenção é realizar a seleção ainda neste ano, e que está em conversas com o Ministério do Planejamento para que o edital seja publicado até o fim deste semestre.

Segundo a Folha apurou, seria possível ainda diminuir o tempo entre as provas para acelerar o processo e convocar os novos diplomatas ainda em 2013. (IF)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página