Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2013 - 15h08

Al Qaeda iraquiana diz que se uniu com grupo radical da oposição síria

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O grupo iraquiano da rede terrorista Al Qaeda anunciou nesta terça-feira sua união ao grupo radical islâmico Frente al Nusra, que combate na Síria contra o regime de Bashar Assad. A associação síria é responsável por vários ataques terroristas contra o governo local.

O comunicado foi feito pelo líder do chamado Estado Islâmico do Iraque, Abu Bakr al-Baghdadi. Ele disse que seu grupo financiou células de combatentes da Frente al-Nusra desde os primeiros dias da rebelião síria, iniciada há dois anos.

Em nota divulgada em sites islâmicos, ele declarou que os dois grupos passariam a operar conjuntamente sob o nome de Estado Islâmico do Iraque e do Levante. "Agora é hora de declarar diante do povo do Levante e do mundo que a Frente al Nusra não é senão uma extensão do Estado Islâmico do Iraque, e parte dele".

O dirigente afirmou que o vínculo não havia sido informado até agora por questão de segurança. O texto foi publicado no serviço americano de monitoramento Site, conhecido por receber e publicar mensagens da Al Qaeda. O grupo sírio não se manifestou sobre a fusão.

A Frente al Nusra ficou conhecida no ano passado, quando começou a reivindicar a autoria de vários atentados a bomba em Damasco e Aleppo, as duas principais cidades da Síria. Desde então, o grupo ampliou suas operações para toda o país, recrutando combatentes e assumindo papel importante na captura de territórios.

O grupo, no entanto, era suspeito de associação direta à rede terrorista Al Qaeda e recebia o apoio de radicais islâmicos vindos do vizinho Iraque. O modo de ação, com atentados, também fez crescer a desconfiança em relação aos propósitos dos rebeldes.

A suspeita fez diversos países ocidentais optarem por não financiar as armas usadas pela oposição síria, pelo risco de o armamento cair em mãos erradas, como as da rede. Devido a seu modo de ação, a Frente al Nusra é considerada pelos Estados Unidos um grupo terrorista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página