Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Tornado mata pelo menos 51 na região centro-oeste dos EUA

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS
Publicidade

Um tornado com ventos de até 320 quilômetros por hora atingiu os arredores de Oklahoma City, no Meio-Oeste dos Estados Unidos, devastando pelo menos duas escolas e deixando um rastro de destruição.

De acordo com o último balanço do escritório legista do estado de Oklahoma, o tornado deixou ao menos 51 mortos, incluindo aproximadamente 20 crianças, sete delas alunas da escola primária Plaza Towers, na cidade de Moore. Outras 100 pessoas ficaram feridas e 24 alunos da escola primária permanecem desaparecidos.

Com mais de três quilômetros de diâmetro, o tornado afetou principalmente o subúrbio sul de Oklahoma City e destruiu casas e edifícios em sua passagem.

O tornado, que esteve em ação durante 40 minutos, percorreu aproximadamente 32 quilômetros entre os distritos de Newcastle e Moore.

A TV mostrou partes de casas destruídas, carros mpilhados e pelo menos um prédio em chamas. Equipes de resgate estavam retirando alunos de uma escola primária severamente danificada em Moore, disse um repórter da TV KFOR, e imagens aéreas mostraram socorristas vasculhando os escombros.

"Eu nunca vi nada como isso em meus 18 anos cobrindo tornados aqui em Oklahoma City. Este é sem dúvida o mais horrível", disse o repórter Lance Oeste, da KFOR.

O Serviço Nacional de Meteorologia classificou preliminarmente o tornado como EF4, a segunda maior categoria na Escala Enhanced Fujita.

O tornado surgiu no auge da temporada de furacões, e havia previsão de mais. No último domingo (19), tornados mataram duas pessoas e feriram 39 em Oklahoma.

Nesta segunda-feira, meteorologistas orientaram moradores a se abrigarem imediatamente contra uma gigantesca tempestade que ameaça até dez Estados na parte central dos Estados Unidos.

"O tornado sobre o terreno neste momento é enorme e atingiu áreas populosas", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, à CNN. Ela afirmou que é cedo para avaliar os estragos, mas as TVs mostraram ao vivo uma vasta destruição.

Brynn Kerr, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que um alerta de tornado foi emitido para dois condados na região central de Oklahoma. A recomendação para os moradores é de buscar abrigo imediatamente.

O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois. Em áreas de quatro outros Estados --Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa --a chance é de 5%.

A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, que na próxima quarta-feira (22) marca os dois anos de um violento tornado que matou 161 pessoas.

A tempestade de domingo causou danos a centenas de imóveis, e aproximadamente 7.000 clientes estavam sem energia em Oklahoma. A governadora Fallin decretou estado de calamidade em 16 condados.

A temporada de tornados nos Estados Unidos estava excepcionalmente tranquila até a semana passada, quando um deles atingiu Granbury, no Texas, matando seis pessoas.

Testemunhas disseram que o tornado desta segunda-feira parecia mais feroz do que o gigante que rasgou a região em 3 de maio de 1999, matando mais de 40 pessoas e destruindo milhares de casas. Aquele tornado foi classificado como categoria EF5, o que significa que teve ventos acima de 320 quilômetros por hora.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade

mundialíssimo

Envie sua notícia

Siga a folha

Serviços

Publicidade
Publicidade A Economia da Desigualdade

+ Livraria

Livraria da Folha

Pensadores da Nova Esquerda
Roger Scruton
De:
Por:
Comprar
Notícias da Antiguidade Ideológica
Hans Magnus Enzensberger
De:
Por:
Comprar
Os Eua e a Nova Ordem Mundial (E-book)
Alexandre Dugin e Olavo de Carvalho
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade

Folha Shop

Smart TV Smart TV Diversas ofertas a partir de R$ 856,11

Notebook Notebook Trabalhe, estude, jogue, a partir de R$ 769,00

Celulares | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página