Duda nega ter recebido acima do permitido na Colômbia
O publicitário brasileiro Duda Mendonça negou que esteja recebendo acima do teto permitido pela lei colombiana para fazer a campanha eleitoral do candidato opositor à Presidência, Óscar Iván Zuluaga. A acusação foi feita pela imprensa do país.
"É 100% invenção, coisa de reta final de eleição, onde vale qualquer coisa", disse Mendonça à Folha.
O publicitário, que fez no Brasil a campanha que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, divulgará uma carta na imprensa colombiana nos próximos dias.
"Sobrevivi a um mensalão no Brasil. Jamais me envolveria com algo parecido na Colômbia. É melhor pagar imposto do que pagar advogado", afirmou.
A acusação foi publicada primeiro pelo jornal colombiano "La República". Segundo o diário, Duda Mendonça estaria recebendo US$ 2 milhões pela assessoria.
No domingo, o jornalista Daniel Coronell, colunista da revista "Semana" acrescentou que Mendonça estaria atuando a partir do escritório de um paramilitar. A publicação é dirigida por um sobrinho do presidente Juan Manuel Santos, rival de Zuluaga na eleição.
O ex-presidente Álvaro Uribe, principal apoiador de Zuluaga, foi acusado diversas vezes durante sua gestão de ter ligações com os grupos paramilitares.
Depois das denúncias na imprensa, o líder do partido liberal na Câmara dos Deputados, Guillermo Rivera, pediu ao Conselho Nacional Eleitoral colombiano que investigue o caso.
Zuluaga venceu o primeiro turno das eleições, no último dia 25, com 29,25% dos votos contra 25,69%. do atual presidente.
As últimas pesquisas para o segundo turno mostram empate técnico entre os dois. A definição será no dia 15.
ZORRO
Político linha-dura, Zuluaga defende suspender o acordo de paz com a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
O acordo é uma das principais bandeiras de Santos na busca pela reeleição.
Analistas políticos colombianos consideram que a intervenção de Mendonça está sendo essencial para a boa performance de Zuluaga. Ex-ministro de Uribe, ele era pouco conhecido entre os eleitores colombianos até o início do ano.
Entre outras coisas, Mendonça lançou uma marca usando o "z" do nome do candidato, identificando-o com o personagem Zorro.
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