João Santana recicla campanha de petista em eleição na Argentina
O que têm em comum o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o governador da província argentina de Córdoba, José Manuel de la Sota? O mesmo marqueteiro político, João Santana, que neste momento trabalha na campanha do peronista à Presidência da Argentina.
De La Sota é governador da província de Córdoba e participa da disputa dentro da aliança UNA, que apresentará duas opções de nomes nas eleições primárias de agosto: De la Sota e Sérgio Massa.
Os dois participaram de um debate na noite desta quarta (17). A Argentina não tem tradição de confronto público entre presidenciáveis e, desde a volta da democracia, em 1983, nunca houve um debate entre os candidatos.
O experimento entre os dois aliados pode incentivar a realização de um debate reunindo todos os candidatos à Presidência, iniciativa defendida pela ONG Argentina Debate.
Especialista no tema, João Santana esteve com De La Sota no estúdio do canal de TV TN, na noite de terça (17), orientando o candidato.
RECICLAGEM
Na Argentina, Santana recicla a identidade da campanha que usou na candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo.
O marqueteiro adaptou o mote "o homem novo para um tempo novo", de Haddad, ao veterano De la Sota, 65 anos, que tem como slogan "o homem certo no momento exato".
O clipe da campanha do governador de Córdoba guarda outras semelhanças com o de Haddad. Em vez do hip-hop da periferia paulistana, um ritmo latino embala o jingle do argentino, que começa com o mesmo sol nascendo e o relógio característico dos vídeos de Santana para o PT.
Em vez da estrelinha petista seguindo a letra da canção-tema, na Argentina, Santana usou um sol, referência à bandeira do país.
O vermelho do PT foi substituído pelo roxo e amarelo de De La Sota.
Mas no refrão, nova semelhança: "o homem novo para essa cidade", rimando com o nome de Haddad, foi substituído por "o homem da gente, De La Sota presidente".
Não é a primeira vez que o governador de Córdoba trabalha com um marqueteiro brasileiro. Em 2002, quando concorreu à Presidência contra Néstor Kirchner, De la Sota contratou Duda Mendonça, responsável pela campanha eleitoral de Lula.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Um mundo de muros
Em uma série de reportagens, a Folha vai a quatro continentes mostrar o que está por trás das barreiras que bloqueiam aqueles que consideram indesejáveis