Promotoria denuncia 4 por agressão a jovem branco exibida ao vivo nos EUA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Promotoria de Chicago, nos Estados Unidos, denunciou nesta quinta-feira (5) quatro pessoas negras, dois homens e duas mulheres, pela agressão a um adolescente branco com deficiência que foi exibida ao vivo na internet.

Jordan Hill, Tesfaye Cooper e Brittany Covington, de 18 anos, e Tanishia Covington, 24, são acusados de crime de ódio, sequestro qualificado, cárcere privado e lesão corporal dolosa com uma arma letal.

COMOÇÃO

As imagens da agressão foram divulgadas pela imprensa na quarta-feira (4), comovendo o país. O presidente dos EUA, Barack Obama, considerou o ataque um crime de ódio, qualificando-o como desprezível.

"O que vemos é uma consequência de problemas que vínhamos tendo há muito tempo. Embora existam tensões entre a polícia e as comunidades, crimes de ódio deste tipo desprezível começaram a vir à tona recentemente."

A avó de Tanishia Covington, Priscilla, disse não acreditar que sua neta fosse aquela pessoa que aparece no vídeo. "Estou tão chateada, minha cabeça está perto de explodir. Não sei se alguém a influenciou."

Os insultos racistas levaram internautas de extrema direita a culparem o movimento Black Lives Matter, contra a violência racial, por incentivarem a ação. Líderes do grupo negaram qualquer influência no ataque.

O vídeo foi apagado pelo Facebook, onde foi transmitido ao vivo. Em nota, a rede social disse ter retirado do ar as imagens para não compactuar ou glorificar este tipo de crimes.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.