Trump conversa com Netanyahu, enquanto Israel amplia assentamentos

DE SÃO PAULO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por telefone neste domingo (22), dois dias após tomar posse, com o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu. Trump convidou o líder israelense a visitar Washington no início de fevereiro e disse a jornalistas que a conversa foi "muito boa".

Antes do telefonema, Netanyahu havia dito que pretendia abordar temas como a guerra civil na Síria, o acordo nuclear com o Irã -ao qual tanto ele quanto o republicano se opõem- e o processo de paz com os palestinos.

Também neste domingo, a prefeitura de Jerusalém aprovou a construção de 560 novas unidades de moradias em três assentamentos judaicos na parte oriental da cidade, de maioria palestina.

A chegada de Trump ao poder nos EUA agradou setores da direita israelense e deve marcar uma reaproximação em relação a Israel.

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, disse neste domingo que o governo está nos estágios iniciais de conversas para transferir a embaixada americana para Jerusalém. Embora a cidade seja a autoproclamada capital de Israel, os países que mantêm relações com o Estado instalam suas representações em Tel Aviv.

Prometida por Trump, a transferência da embaixada deve irritar os palestinos e pode minar a posição dos EUA enquanto mediador das negociações de paz na região.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.