Em primeira fala desde a posse, Bannon demonstra ser a mente por trás de Trump

ISABEL FLECK
DE WASHINGTON

"Steve Bannon falou e, vejam só, ele não tem a voz do Darth Vader", disse o âncora da Fox News Bret Baier após a palestra da qual o estrategista-chefe de Trump participou na conferência da União Conservadora Americana (ACU) na última quinta-feira (23).

A referência é à forma como o ultraconservador é retratado por programas humorísticos americanos, como o Saturday Night Live, onde aparece como o personagem da morte -e voz sombria.

E justamente por ainda não ter falado publicamente desde a posse de Trump, havia muita expectativa em torno da sua aparição na conferência na última semana, na qual ele deu sinais de que realmente é a mente por trás das ideias mais polêmicas do presidente.

Bannon, que comandava o site Breitbart -considerado por ele mesmo uma plataforma para a "direita alternativa", de posições racistas e extremistas-, defendeu o "nacionalismo econômico", a "desconstrução do Estado administrativo" e passou boa parte de sua intervenção atacando a imprensa "corporativista", que também chamou de "partido de oposição".

"Se você olhar para os indicados para o gabinete, eles foram selecionados por uma razão, que é a desconstrução. () Tudo vai ser desconstruído", disse, acrescentando depois que "vai ser um combate todos os dias".

O moderador da conversa entre Bannon e o chefe de gabinete de Trump, Reince Priebus, o presidente da ACU, Matt Schlapp, brincou que o estrategista do presidente deveria falar mais vezes em público. "Steve, você é realmente um cara agradável. Deveria fazer isso mais vezes", disse. "Ele não é tão ruim. Na maior parte do tempo", respondeu Priebus.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.