Escudo antimísseis americano começa a operar na Coreia do Sul, dizem EUA

DA AFP

O escudo antimísseis instalado pelos Estados Unidos na Coreia do Sul já está operacional, informou na manhã desta terça-feira (2), noite de segunda (1º) em Brasília, o porta-voz das forças americanas na Coreia do Sul.

O sistema Thaad (Terminal de Defesa de Área de Alta Altitude, na sigla em inglês) "está em funcionamento e tem a capacidade para interceptar mísseis da Coreia do Norte e para defender a República da Coreia do Sul", afirmou o coronel Rob Manning.

Washington e Seul tinham acordado em julho a instalação do escudo antimísseis, após uma sequência de testes com mísseis por parte da Coreia do Norte. "Ele [o sistema] alcançou sua capacidade inicial de interceptação", disse o funcionário à AFP sob condição de ter sua identidade preservada.

Esta capacidade inicial seria aumentada no fim deste ano, com a chegada de outros componentes, afirmaram funcionários.

A montagem do sistema na Coreia do Sul irritou a China, pois Pequim teme que o equipamento fragilize sua própria capacidade em mísseis balísticos e alega que altera o equilíbrio da segurança regional.

Instalado em um antigo campo de golfe no condado de Seongju (sul), o Thaad está projetado para interceptar e destruir mísseis balísticos de curto e médio alcance em sua fase final de voo.

Pequim impôs uma série de medidas consideradas como represálias econômicas contra a Coreia do Sul pela montagem do sistema, incluindo a proibição de grupos turísticos.

O conglomerado varejista Lotte, que anteriormente era proprietário do campo de golfe, também foi alvo, com o fechamento de 85 de suas 99 lojas na China, enquanto a maior fabricante de automóveis da Coreia do Sul, a Hyundai, informou que suas vendas na China caíram bruscamente.

A ativação do escudo ocorre enquanto a tensão se eleva na península Coreana, após uma série de lançamentos de mísseis norte-coreanos e das advertências do governo americano de Donald Trump de que a ação militar é uma "opção sobre a mesa".

Entretanto, segundo os especialistas, esta única bateria do escudo não é suficiente para proteger todo o território da Coreia do Sul, pois seriam necessárias duas ou três para chegar a esse objetivo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.