Milícias chavistas representam risco para países latinos, diz diretor da CIA

DE SÃO PAULO

O diretor da CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA), Mike Pompeo, afirmou nesta quinta (11) ser cada vez maior o risco representado pela alta circulação de armas na Venezuela e pelas milícias aliadas de Nicolás Maduro.

"O risco de que estes coletivos [como são chamadas as milícias chavistas] atuem fora de controle aumenta a cada minuto", declarou, em audiência na Comissão de Inteligência do Senado americano.

A alta quantidade de armamento nas mãos dos civis é um dos motivos que explicam a alta mortalidade na onda de protestos, iniciada há 40 dias. Dos 39 mortos nas manifestações, 24 foram baleados, a maioria pelos milicianos.

A situação pode piorar se Maduro puser em prática a compra de fuzis para a Milícia Bolivariana, força oficial formada por civis. O anúncio, feito em 17 de abril, foi criticado pela oposição e pela comunidade internacional.

Para Pompeo, a transferência de armas também põe em perigo os vizinhos. "Existem muitas armas circulando na Venezuela e o risco é incrivelmente real e sério, uma ameaça também para as Américas do Sul e Central".

O tráfico é a principal fonte de armas para organizações criminosas na região, que vão desde as "maras" (gangues centro-americanas) até as facções do narcotráfico, como os cartéis mexicanos e os traficantes brasileiros.

Apesar dos baleados e da presença frequente de armas nos protestos das últimas semanas, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, disse nesta quinta que o uso de armas letais nas manifestações "ficou no passado".

"Isso acontecia antes da Constituição de 1999, antes que o comandante Hugo Chávez outorgasse a proeminência ao respeito aos direitos humanos", afirmou, em entrevista ao canal Russia Today, vinculado ao Kremlin.

VISITA

Nesta quinta, Lilian Tintori, mulher do dirigente opositor preso Leopoldo López, e sua sogra, Antonieta López, foram recebidas em Brasília pelo presidente Michel Temer e por senadores como o tucano Aécio Neves.

Crédito: Ueslei Marcelino/Reuters Lilian Tintori, mulher do líder opositor venezuelano preso Leopoldo López, cumprimenta Michel Temer
Lilian Tintori, mulher do líder opositor venezuelano preso Leopoldo López, cumprimenta Michel Temer

Segundo o porta-voz do Planalto, Temer disse esperar que López "esteja logo no convívio de sua família, em clima de harmonia e liberdade" na Venezuela e reiterou as reivindicações do governo brasileiro ao chavismo.

O opositor foi condenado a quase 14 anos de prisão sob a acusação de incitação à violência nos protestos de 2014. Antes da reunião, o presidente conversou sobre a crise no país caribenho com o argentino Mauricio Macri.

A visita de Tintori é parte da ofensiva opositora para conseguir apoio da comunidade internacional na pressão contra Maduro, reforçada em 2016. O presidente da Assembleia Nacional, Julio Borges, viajou nesta quinta a Lima.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.