Papa Francisco recebe brasileiro em canonização no Santuário de Fátima

Crédito: Tony Gentile/Reuters O papa Francisco abraça o brasileiro Lucas durante a missa no Santuário de Fátima Portugal, em que foram canonizadas duas das três crianças de Fátima
O papa Francisco abraça o brasileiro brasileiro Lucas durante a missa no Santuário de Fátima, em Portugal, em que foram canonizadas duas das três crianças de Fátima

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O papa Francisco recebeu neste sábado (13), durante a canonização de duas das três crianças pastoras que relataram ter tido visões da Virgem Maria na aldeia portuguesa de Fátima, o brasileiro Lucas Baptista.

O menino paranaense, de nove anos de idade, tem relação com a canonização dos irmãos pastores.

De acordo com o Vaticano, foi decisivo o relato da cura "milagrosa" de Lucas, que sofreu traumatismo craniano em 3 de março de 2013 após cair de uma janela, a 6,50 metros do solo, no município de Juranda, quando tinha apenas cinco anos, e cujos pais rezaram para os pastores de Fátima.

Lucas esteve no Santuário de Fátima, em Portugal, acompanhado dos pais, João Baptista e Lucila Yurie.

A CANONIZAÇÃO

Exatos cem anos após relatarem ter tido visões da Virgem Maria que transformariam para sempre a pequena aldeia portuguesa de Fátima em um dos principais santuários católicos, duas das três crianças pastoras que receberam segredos da mãe de Jesus foram transformadas em santos pelo papa Francisco neste sábado (13).

Francisco e Jacinta Marto foram proclamados santos no início da missa nesta manhã. Milhares de peregrinos estavam presentes, muitos dos quais tinham passado dias em Fátima em oração, recitando rosários diante de uma estátua de Nossa Senhora. Aplaudiram com admiração depois que o papa recitou o rito declarando santos os Martos.

Os irmãos e sua prima, Lucia, relataram que, em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria teria aparecido a eles enquanto pastoreavam suas ovelhas. Eles disseram que ela lhes confiou três segredos −prevendo visões apocalípticas do inferno, guerra, comunismo e morte de um papa− e os exortou a orar pela paz e uma conversão do pecado.

Uma era uma visão do inferno associada à guerra mundial, então em curso, e à sua continuação em 1939. A segunda era o aviso de que a "Rússia iria espalhar seus erros" pelo mundo, o que foi associado depois à vitória bolchevique na revolução daquele ano.

Já o famoso "terceiro segredo de Fátima" permaneceu em mistério por décadas, sendo sempre contado ao novo papa no começo do pontificado. Em 2000, em meio às especulações sobre o fim dos tempos que acompanhavam a data, o Vaticano revelou que a visão dizia respeito ao atentado contra o papa João Paulo 2º em 1981, que ocorreu também em um 13 de maio.

O papa Francisco pediu aos católicos que tomem o exemplo dos irmãos Marto e tirem força de Deus, mesmo quando a adversidade os atingir. As crianças tinham sido ameaçadas pelas autoridades civis locais com a morte por óleo fervente, se não se retratassem de sua história.

"Podemos tomar como exemplo São Francisco e Santa Jacinta, a quem a Virgem Maria introduziu no imenso oceano da luz de Deus e ensinou a adorá-lo", declarou o pontífice. "Essa foi a fonte de sua força na superação da oposição e do sofrimento."

Antes da Missa, Francisco rezou diante dos túmulos de Francisco e Jacinta. Os irmãos Marto morreram dois anos depois das visões, durante a pandemia da gripe espanhola na Europa, e se tornaram os santos mais jovens que não morreram como mártires.

SEGREDO

Em 2000, o papa João Paulo 2º beatificou os irmãos Marto durante uma missa em Fátima e aproveitou a ocasião do novo milênio para revelar o terceiro "segredo" que as crianças relataram ter recebido da Madonna.

O texto, escrito por Lucia, foi guardado em um envelope fechado dentro do Vaticano por décadas, sem papa ousado para revelá-lo por causa de seu conteúdo aterrorizante: um "bispo vestido de branco" [o papa] de joelhos ao pé de uma cruz, morto em um granizo de balas e flechas, junto com outros bispos, sacerdotes e vários leigos católicos.

A mensagem mostrava um anjo clamando "penitência, penitência, penitência!"

A iminente canonização das crianças levou à especulação de que um quarto "segredo" permaneceu, mas o Vaticano insistiu que não há mais segredos relacionados com as revelações de Fátima.

Lucia dos Santos se tornou freira e morreu em 2005, aos 97 anos. Três anos depois começou seu processo de beatificação.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.