Rainha apresenta ao Parlamento plano de governo de May, que vive desafios

Crédito: Carl Court/Reuters Britain's Queen Elizabeth and Prince Charles attend the State Opening of Parliament in central London, Britain June 21, 2017. REUTERS/Carl Court/Pool ORG XMIT: PNN112
Rainha Elizabeth 2ª e príncipe Charles participam da abertura do Parlamento britânico, nesta quarta (21)

DIOGO BERCITO
DE MADRI

A rainha Elizabeth 2ª inaugurou o ano legislativo britânico nesta quarta-feira (21) ao discursar à Câmara dos Comuns, em um dia que será marcado por desafios ao governo da primeira-ministra conservadora, Theresa May.

O discurso da rainha, por tradição, apresenta o programa legislativo para os meses seguintes. O texto é escrito pelo governo e proferido pela monarca –Elizabeth falou sentada em um trono, de óculos, lendo de um livreto.

Nos próximos dias, a Câmara dos Comuns deve debater e votar para aprovar ou não os planos para o ano, um processo que é considerado como uma espécie de voto de confiança no governo. Ser derrotado indica que não há apoio o suficiente.

Vem daí o desafio a Theresa May, cujo Partido Conservador não obteve a maioria parlamentar nas eleições gerais deste mês –com 318 cadeiras numa Casa de 650, ficaram faltando oito assentos. Ela depende de seu aliado norte-irlandês, o DUP (Partido Unionista Democrático), para aprovar o programa.

Tem havido porém atrito entre os partidos, e a aliança ainda não está selada, razão pela qual May corre um risco ao apresentar seus planos legislativos sem ter garantido antes o apoio da Câmara.

O DUP deve exigir uma série de contrapartidas por seu apoio, incluindo um incremento nos fundos do NHS (sistema nacional de saúde).

PRÍNCIPE PHILIP

A inauguração do ano parlamentar pelo monarca britânico é uma tradição que remonta ao menos ao século 16, e existe com as cerimônias atuais desde 1852. Costuma haver um por ano. Esta foi a 64ª vez em que Elizabeth fez o discurso. Ela esteve ausente em 1959 e 1963.

Era esperado que seu marido Philip, o duque de Edimburgo, participasse da cerimônia. Ele foi, porém, internado como "medida de precaução" para tratar uma infecção. Não foram dados mais detalhes sobre sua situação. O príncipe Philip, 96, aposentou-se em maio de suas funções públicas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.