Quem é o astro pop russo por trás da reunião de Donald Trump Jr.?

JOE COSCARELLI
DO "NEW YORK TIMES"

Depois de anos de tentativas de sucesso internacional, o cantor russo Emin Agalarov enfim conseguiu destaque nos Estados Unidos. Infelizmente, não com sua música.

Emin, conhecido no mundo do entretenimento apenas pelo prenome, se viu exposto aos holofotes norte-americanos esta semana não por seus sucessos cafonas de europop ou por suas interpretações de clássicos da música pop inspiradas pelos cantores de Las Vegas, mas pelo importante papel que desempenhou em organizar a reunião entre Donald Trump Jr. e uma advogada russa que supostamente tinha informações prejudiciais a Hillary Clinton, na campanha presidencial de 2016.

Rob Goldstone, agente de relações públicas de Emin, disse que ele cuidou da logística da reunião acontecida na Trump Tower no ano passado a pedido do cantor pop, que é filho e sócio nos negócios do magnata imobiliário Aras Agalarov. As famílias Trump e Agalarov são amigas por conta de passadas colaborações nos negócios, especialmente a realização do concurso de Miss Universo –então controlado por Donald Trump pai– em Moscou, em 2013. Também foram discutidos planos para a construção de uma Trump Tower na capital russa, ainda que eles não tenham ido adiante.

As conexões não param por aí. O presidente também promoveu publicamente a carreira de Emin, contratando-o para o show de inauguração de um clube de golfe, segundo o cantor, e participou do vídeo da canção "In Another Life", de 2013, pronunciando seu bordão do programa "The Apprentice": "You're fired!"

A maneira pela qual um rico cantor/empresário com aspirações a ser o novo Elvis Presley se viu no meio de um potencial escândalo presidencial demonstra a sobreposição substancial entre figuras poderosas do entretenimento, negócios e política, especialmente na Rússia. Emin mesmo não é conhecido por sua ação política, mas a família Agalarov apoiou a candidatura de Trump e tem conexões fortes com o governo russo, que as agências de inteligência dos Estados Unidos afirmam ter interferido com a eleição dos Estados Unidos.

A história pessoal de Emin transcende fronteiras, igualmente: como Donald Trump Jr., ele é um herdeiro do mundo dos imóveis, dotado de dinheiro e conexões amplas - além de talento para atrair a atenção da imprensa -, e tudo isso ajudou a legitimar suas empreitadas criativas.

"Nem todo oligarca pode dizer que conseguiu se tornar um astro pop genuíno", disse Boris Barbanov, crítico de música do jornal russo "Kommersant". "Emin conseguiu encontrar um repertório que permitiu que ele se livrasse da imagem de bilionário cantador".

Mas o lado bilionário da equação nunca deixou de ser importante.

ORIGENS PRIVILEGIADAS

Nascido em Baku, Azerbaijão (então parte da União Soviética), em 1979, Emin se mudou para Moscou com sua família aos quatro anos de idade. De acordo com dados biográficos disponíveis no site de sua empresa. Ele estudou na Suíça e em Nova Jersey, onde seu interesse pela música floresceu.

"Eu andava de lambreta, ouvindo Elvis, e tentava me parecer com ele", disse Emin ao "Chicago Tribune" em entrevista, em maio. "A escola toda zombava de mim porque eu achava que era o novo Elvis russo na parada".

Depois de se formar no Marymount Manhattan College, em setembro de 2001, Emin voltou à Rússia para trabalhar com o pai, cujo Crocus Group constrói e opera shopping centers em diversos bairros de Moscou.

Agalarov pai, um dos homens mais ricos da Rússia, tem ligações estreitas com o presidente Vladimir Putin, que o condecorou com a Ordem da Honra, uma importante comenda civil, em 2013. Emin é identificado como vice-presidente do Crocus Group.

VIRADA PARA A MÚSICA

Em 2006, Emin lançou seu primeiro álbum. "Still", com letras em inglês para tentar conquistar o mercado da Europa Ocidental. Quatro outros álbuns - "Incredible", "Obsession", "Devotion" e "Wonder" - foram lançados nos quatro anos seguintes, com colaboradores cada vez mais famosos, entre os quais o produtor britânico Brian Rawling (que produziu trabalhos de Enrique Iglesias e Rod Stewart).

Mas encontrar espaço no mercado pop europeu se provou complicado e, depois de um sexto disco em inglês Emin se voltou para a Rússia, onde criou uma base de fãs, especialmente entre os integrantes da diáspora azeri.

OS TRUMP E MAIS

Ainda que o prestígio musical tenha se provado difícil de conquistar, Emin conseguiu se aproximar de gente muito famosa, dividindo estúdios e palcos com Jennifer Lopez, David Foster e Nile Rodgers, o líder da banda Chic, que colaborou com o russo em "Boomerang", uma cover de Robin Thicke. A canção chegou ao nono lugar na parada de dance music da Billboard, em 2015.

Com seu extenso catálogo de canções pop prontas para as pistas de dança e baladas ao estilo de Engelbert Humperdinck - ele já foi chamado de "o Ricky Martin russo" -, Emin também apareceu como cantor no popular festival de música Eurovision (cujo comitê organizador era presidido por sua então sogra) e no World Music Awards, Ele fez algumas turnês nos Estados Unidos, com shows recentes em Miami, Los Angeles e Nova York. No ano passado, um especial gravado em São Petersburgo e com participação de Foster, foi exibido pela rede de TV norte-americana PBS.

Mas são as conexões não musicais do cantor que reverberam mais ato, Até 2015, Emin era casado com Leila Aliyeva, filha do presidente Ilham Aliyev, do Azerbaijão. (O projeto de um hotel de Trump lá foi classificado como "o pior negócio" da vida de Trump, mas a família Agalarov nega qualquer envolvimento.)

E há suas conexões com o presidente dos Estados Unidos e sua família.

Depois do acordo para realizar o Miss Universo em Moscou e da participação de 15 segundos de Trump no vídeo de Emin para "In Another Life", os dois mantiveram contato, visitaram um ao outro e trocaram mensagens carinhosas online.

Em janeiro de 2017, a revista do Crocus Group, "Time to Eat", publicou uma foto de Emin, seu pai e Trump na capa, além de um artigo de duas páginas elogiando a ascensão política do empresário tornado político.

"Mesmo depois que ele se candidatou e foi eleito, não esqueceu seus amigos", disse Emin à revista "Forbes" em uma entrevista em março, acrescentando, sobre a Trump Tower em Moscou, que "se ele não tivesse se candidatado, a torre provavelmente estaria em construção hoje".

Trump também deixou claro o seu afeto. Depois da eleição, em novembro, Emin repostou no Instagram um vídeo de aniversário que havia recebido do magnata dois anos antes.
"Você é um vencedor, você é um campeão, você é grande nos imóveis", disse Trump, "e, rapaz, como você canta!"

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.