Tempestade tropical Harvey mata ao menos 7; cidades ordenam retiradas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A tempestade tropical Harvey deixou ao menos sete mortos no Estado americano do Texas. No condado de Harris, onde fica Houston, uma porta-voz do IML local disse à agência Reuters que há seis vítimas —nessa conta estão incluídas as duas mortes já confirmadas no fim de semana.

A sétima vítima, uma mulher de 60 anos, era do condado vizinho de Montgomery. Ela morreu quando uma árvore caiu sobre seu trailer enquanto ela dormia.

Autoridades dos Estados Unidos ordenaram nesta segunda-feira (28) que mais de 50 mil pessoas deixem o condado de Fort Bend, próximo a Houston, por causa das chuvas intensas.

Segundo as autoridades, o rio Brazos, que corta a região, deve se elevar à altura recorde de 18 metros nesta semana, aproximadamente cinco metros acima de seu nível máximo, provocando novas inundações.

A cidade de Dickinson, no mesmo Estado, também emitiu uma ordem para que todos os moradores deixem o município —o local tem cerca de 18 mil moradores.

A tempestade Harvey deve levar mais chuva a Houston nesta segunda, agravando inundações que paralisam a quarta maior cidade dos EUA e obrigam milhares de pessoas a sair de suas casas. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (NWS) não existem precedentes para o fenômeno.

"Esse evento é sem precedentes e todos os impactos são desconhecidos. Sigam as ordens oficiais para garantir sua segurança", afirmou a instituição nas redes sociais.

A tempestade obrigou o Exército dos EUA a liberar água de forma controlada dos reservatórios Addicks e Barker, em Houston, depois que os níveis da água aumentaram rapidamente.

A indústria petroleira americana também foi abalada pela tempestade. Por precaução, 105 das 717 plataformas de produção petroleira no Golfo do México foram evacuadas, o correspondente a 14,25% das instalações da região, segundo o Escritório de Regulamentação e da Segurança do Meio Ambiente.

Segundo estimativas, a capacidade das refinarias foi afetada em cerca de três milhões de barris diários, ou seja, 16,5% da capacidade total americana.

Em relação aos próximos dias, as autoridades temem que a situação se agrave, com o escoamento da água do interior do Estado do Texas para as localidades na costa.

"A situação é grave e vai piorar", afirmou o governador do Texas, Greg Abbott, ao canal Fox News. Ele disse ainda que os danos causados pela tempestade somam prejuízo de milhões de dólares.

O Harvey chegou na sexta-feira (25) aos EUA como um furacão de categoria 4 –o mais forte a atingir o Texas em mais de 50 anos– e desde então foi rebaixado para tempestade tropical. Mas as chuvas permanecem nos arredores do litoral texano.

"A água começou a inundar nossa casa e no final da noite passada não conseguíamos mais sair", disse Maria Davila, uma de cerca de mil pessoas em um abrigo improvisado no amplo centro de convenções de Houston.

O presidente dos EUA, Donald Trump, planeja ir ao Texas nesta terça-feira (29) para avaliar os danos da tempestade.

Crédito: .

EMERGÊNCIA

Além do Texas, Trump declarou nesta segunda emergência também no Estado da Louisiana.

A declaração de emergência permite ao governo federal destinar recursos e coordenar a ajuda por meio da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema).

"Esta ação ajudará a aliviar a adversidade e o sofrimento que esta emergência tem provocado à população local", disse a Casa Branca em um comunicado.

Ao todo, autoridades norte-americanas estimam que 450 mil pessoas devem solicitar assistência por causa do Harvey.

Dallas montará um "mega abrigo" em seu centro de convenções para acolher 5 mil pessoas desabrigadas, disse a cidade em um comunicado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.