Descrição de chapéu BBC News Brasil

Pais de estudante americano acusam Coreia do Norte de torturar seu filho

Crédito: Kyodo - 16.mar.2016/Reuters O estudante americano Otto Warmbier é levado à Suprema Corte da Coreia do Norte, em Pyongyang, em março de 2016
Otto Warmbier é levado à Suprema Corte da Coreia do Norte, em Pyongyang, em março de 2016

DA BBC BRASIL

Os pais de Otto Warmbier, o estudante americano que morreu em junho após passar 15 meses em uma prisão na Coreia do Norte, revelaram detalhes do estado de saúde do filho quando foi libertado e repatriado.

Em entrevista à rede de TV Fox, a primeira desde a morte de Warmbier, Fred e Cindy Warmbier acusaram os norte-coreanos de "sistematicamente torturarem" seu filho. O casal chamou seus captores de "terroristas".

Warmbier foi preso em Pyongyang no início do ano passado após roubar um pôster de um hotel da capital.

Ele foi libertado por razões médicas em junho deste ano, mas chegou aos EUA gravemente doente e morreu dias depois.

O governo norte-coreano afirma jamais ter maltratado Warmbier e alega que ele teve botulismo –uma grave intoxicação bacteriana– e tinha entrado em coma na prisão.

No entanto, médicos que cuidaram de Warmbier nos EUA não encontraram qualquer traço da doença.

Cindy Warmbier disse que a Coreia do Norte apenas mandou o filho para casa porque não gostaria que ele morresse no país.

Ela pediu ainda que as pessoas não visitem a Coreia do Norte, afirmando que o turismo serve à propaganda de Pyongyang. O governo americano proibiu desde setembro que seus cidadãos viajem para o país asiático.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conhecido por sua predileção pela Fox News, tuitou que a entrevista do casal foi "grande" e que "Otto foi torturado de forma inacreditável pela Coreia do Norte".

O comentário de Trump, assim como o "timing" da entrevista dos Warmbiers, poderá acirrar ainda mais as tensões entre Washington e Pyongyang, que há semanas trocam acusações e ameaças.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.