Atividade escolar sobre a Guerra Civil provoca a ira de uma mãe na Geórgia

Crédito: David Goldman/Associated Press Corrie Davis, left, picks up her son Turner from Big Shanty Elementary School in Kennesaw, Ga., Wednesday, Oct. 11, 2017. A new battle line has formed in the national debate over Civil War flags and symbols. The school last month invited fifth-graders to dress up as characters from the Civil War. Davis says a white student dressed as a plantation owner approached her son and said "You are my slave." Davis says she wants Cobb County school officials to understand the pain that caused her son. She also wants the school to stop the annual Civil War dress-up day. (AP Photo/David Goldman) ORG XMIT: GADG101
Corrie Davis saindo da escola com seu filho, na Georgia

DA ASSOCIATED PRESS

Uma nova batalha se formou no debate nacional sobre bandeiras e símbolos da Guerra Civil –desta vez em uma escola do Estado da Geórgia, não muito longe de uma montanha, onde soldados confederados dispararam seus canhões às tropas da União há mais de um século.

A escola perto da Montanha Kennesaw, no mês passado, convidou os estudantes do quinto ano a se vestirem como personagens da Guerra Civil.

Um aluno branco, vestido como proprietário de uma fazenda, disse a um colega negro de 10 anos: "Você é meu escravo", informou a mãe da criança negra, Corrie Davis.

"O que eu quero que eles entendam é a dor que causaram", disse Davis sobre seu filho, que não se vestiu naquele dia. "Isso está trazendo-os de volta a um momento em que as pessoas foram assassinadas, quando as pessoas morreram, quando as pessoas possuíam pessoas".

Davis gravou um vídeo emocionado no qual ela explica como ela foi afetada pelo que aconteceu com seu filho. O vídeo obteve ao menos 70 mil visualizações no Facebook. A mãe disse que se encontrou com funcionários da escola, mas ficou consternada quando se recusaram a prometer que nunca mais dirigiriam uma turma dessa maneira.

"Nenhum aluno foi obrigado a se vestir com roupas de período e qualquer aluno que o fez não foi instruído, nem exigido, para se vestir com roupas específicas", disse o porta-voz do sistema escolar, John Stafford, em uma breve declaração. Funcionários da escola Cobb County não disseram se o Dia da Guerra Civil anual continuará no próximo ano na Escola Intermediária Big Shanty.

No entanto, o aviso enviado aos pais antes do evento dizia: "crie uma simulação mais realista ao vestir-se na roupa da Guerra Civil".

Suas sugestões incluíam macacões –o que Davis acredita que poderia ter sido representado para representar a roupa usada por escravos– e calças escuras e camisas com botão branco. As camisas com botão branco tornaram-se sinônimas de manifestantes que protestam contra a remoção de estátuas confederadas nos últimos meses. Eles foram usados, por exemplo, por alguns dos nacionalistas brancos que organizaram uma manifestação em Charlottesville, na Virgínia, que levou a violentos confrontos em agosto.

Schmidt disse que os educadores estavam cientes das possíveis armadilhas dos exercícios de role-playing (jogo de representação) dos estudantes desde o experimento "Olhos Azuis-Olhos Castanhos" da década de 1960, na qual a professora do Estado de Iowa, Jane Elliott, designou estudantes de olhos azuis como superiores aos colegas de olhos castanhos.

"Ela rapidamente percebeu o quanto saiu do controle", disse Schmidt.

Davis disse que não vai recuar de seu esforço para parar com atividade como a de se vestir para o Dia da Guerra Civil na escola. Ela disse que não quer que outros alunos passem pelo que o filho passou.

"O que eles podem fazer é dizer 'Nós não vamos fazer mais isso'", disse Davis. "É incompreensível que ninguém diga isso".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.