Em 2010, Mugabe falou à Folha sobre futebol, Lula e semelhança com Brasil

Entrevista foi realizada durante amistoso em Harare, capital do país africano

 
São Paulo

Em 2010, o agora ex-ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, falou à Folha sobre futebol, a relação com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as semelhanças entre o seu país e o Brasil.

A entrevista aconteceu por ocasião de um amistoso entre as seleções dos dois países, em Harare, capital zimbabuana. O Brasil venceu a partida preparatória para a Copa da África do Sul por 3 a 0.

Leia abaixo o texto publicado à época.

 

Bem-humorado com a presença da seleção brasileira em seu país, o ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, disse à Folha, na saída do Estádio Nacional de Harare, que vê o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um aliado na luta contra o isolamento internacional.

Considerado um pária em parte da Europa e nos EUA, Mugabe disse ter encontrado Lula no mês passado no Irã, durante visita ao presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Cercado por ao menos dez soldados de sua temida guarda presidencial, todos armados com fuzis AK-47, Mugabe atendeu ao pedido de entrevista ao saber que se tratava de um jornalista do Brasil.

Parou por um minuto e meio e respondeu a seis perguntas no trajeto da tribuna de honra do estádio a sua limusine. Relutantemente, a escolta deixou o repórter entrar alguns metros no perímetro de segurança.

Aos 86 anos, sendo 30 no poder, Mugabe aparenta ótima saúde. A voz é firme, e o andar, rápido para um homem de sua idade. Só ao descer dois degraus precisou se escorar em dois soldados.

Folha - O sr. gostou do desempenho do seu time?

Robert Mugabe - Sim, claro! Nós demos a eles [Brasil] bastante trabalho.

Qual a sensação de ter hospedado o Brasil no Zimbábue?

É um grande evento para nós. O Brasil, como você sabe, é um bom time, o melhor time do mundo, provavelmente. Nos deram uma honra. Estamos muito felizes.

Como estão as relações entre Brasil e Zimbábue hoje?

Temos boas relações. Temos relações diplomáticas, dividimos ideias, temos um bom comércio...

Que ideias vocês dividem?

Ideias em relação, por exemplo, à agricultura, em relação a várias políticas e assim por diante. O Brasil é um país agrícola, entende? É um povo agrícola, e nós também somos um povo agrícola.

O presidente Lula é aliado?

Sim, sim, eu estive com ele no mês passado. No Irã, em Teerã, nós estivemos juntos.

Essa partida é um endosso ao seu governo?

Claro, ajuda muito a imagem do Zimbábue. Pelo menos é o que eu espero.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.