Berlim cria zona de segurança para mulheres em festa de Ano-Novo

DA REUTERS

Os organizadores da maior festa de Ano-Novo da Alemanha, no Portão de Brandemburgo, em Berlim, estão criando uma zona de segurança especial para mulheres que forem assediadas ou se sentirem ameaçadas durante o evento.

A decisão ocorre dois anos depois que centenas de mulheres foram molestadas sexualmente e roubadas por gangues de homens durante as festas de Ano-Novo em Colônia.

A expectativa é que centenas de milhares de pessoas participem da festa em frente ao portão de Brandemburgo, no coração da cidade. O evento com fogos de artifício, shows de bandas e DJs segue até as primeiras horas da manhã.

A polícia de Berlim confirmou que, neste ano, as mulheres poderiam procurar ajuda em uma área especial, atendida pela Cruz Vermelha Alemã.

"Os organizadores criaram uma zona de segurança para as mulheres que foram vítimas de uma ofensa sexual ou estão se sentindo assediadas", disse um comunicado da polícia.

Anja Marx, porta-voz do evento, diz que haverá uma tenda onde psicólogos estarão atendendo. "Estamos fazendo isso pela primeira vez", disse ela à Reuters por telefone. "A polícia solicitou isso depois que foi feito na Oktoberfest de Munique este ano e funcionou bem."

Os ataques em massa contra mulheres há dois anos em Colônia chocaram o país. Segundo um relatório da polícia, as mulheres foram cercadas por gangues de homens que os agrediram sexualmente. Muitas tiveram carteiras e telefones roubados.

A violência alimentou as críticas contra a decisão da chanceler Angela Merkel de abrir as portas da Alemanha para mais de 1 milhão de refugiados e imigrantes, já que havia a informação de que muitos dos ataques foram realizados por homens de aparências norte-africana e árabe.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.