Deputada da ultradireita alemã pode ser investigada por incitar ódio

Crédito: Hauke-Christian Dittrich - 2.dez.2017/AFP Membro da direção do Alternativa para a Alemanha, Beatrix von Storch é acusada de incitar ao ódio em mensagem
Membro da direção do Alternativa para a Alemanha, Beatrix von Storch é acusada de incitar ao ódio em mensagem

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia alemã pediu à Promotoria a abertura de uma investigação contra uma deputada da ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD) por incitação ao ódio, após ela criticar a corporação por escrever uma mensagem de Ano Novo em árabe.

A divisão policial do Estado da Renânia do Norte-Vestfália publicou sua saudação pela chegada de 2018 também em alemão, inglês e francês. A decisão irritou a parlamentar Beatrix von Storch, eleita em setembro passado.

"O que diabos está acontecendo de errado neste país? Por que a página oficial da polícia está publicando uma mensagem em árabe? Estão querendo agradar os bárbaros, os muçulmanos e essa horda de homens estupradores?"

Ao se referir aos muçulmanos, Storch aludia aos casos de abuso sexual na festa do Ano-Novo de 2016 em Colônia, que fica na Renânia do Norte-Vestfália. O Twitter suspendeu a conta da legisladora por 12 horas, sob a justificativa de que violou regras da rede.

Ela não comentou a queixa, mas disse, em entrevista ao jornal "Neue Osnabruecker Zeitung", ser "importante falar livremente sobre os problemas na Alemanha sem censura e ameaças de processo".

"O politicamente correto levou a uma situação em que um monte de problemas graves não podem ser abordados abertamente."

Defendendo medidas contra a imigração e refugiados e afirmando que o islamismo é incompatível com a Constituição alemã, a AfD conquistou em setembro a terceira maior bancada do Parlamento: 94 de 598 cadeiras.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.