Livro com bastidores do governo Trump sairá no Brasil em março

Crédito: Shannon Stapleton - 5.jan.18/Reuters
Cópias do livro "Fire and Fury", sobre o governo Trump, expostas em livraria em Nova York

GUILHERME MAGALHÃES
DE SÃO PAULO

O controverso livro com bastidores do governo do presidente americano, Donald Trump, será publicado no Brasil em março.

"Fire and Fury" foi comprado pela Objetiva, selo do Grupo Companhia das Letras, na última quinta-feira (4), um dia depois da divulgação de trechos da obra pelo jornal britânico "The Guardian". A informação da compra foi divulgada nesta segunda (8) pelo jornal "O Globo".

O título provisório em português é "Fogo e Fúria". O valor da aquisição não foi divulgado.

Para agilizar a tradução, a editora brasileira contratou cinco tradutores para verter a obra —que tem 336 páginas na edição americana— para o português. O início da pré-venda na internet está previsto para esta semana.

A obra do jornalista Michael Wolff, que afirma ter feito cerca de 200 entrevistas com integrantes da campanha de Trump e da Casa Branca, teve o lançamento nos EUA antecipado para sexta-feira (5).

Os advogados de Trump tentaram impedir a publicação do livro nos EUA, mas falharam, e a obra esgotou em minutos na semana passada, tendo sido comparada ao furacão de vendas da série literária "Harry Potter".

"Fire and Fury" retoma questionamentos sobre a sanidade mental do presidente americano e coloca em dúvida sua capacidade de exercer o cargo. No sábado (6), Trump rejeitou as acusações contidas na obra e disse ser um "gênio muito estável".

A publicação levou o ex-estrategista-chefe de Trump, Steve Bannon, a pedir desculpas ao presidente depois de declarações polêmicas a Wolff, entre elas a de que o encontro do filho de Trump, Donald Trump Jr., com uma advogada russa durante a campanha presidencial de 2016 teria sido "antipatriótico".

Trump chamou Bannon de Steve descuidado" e "vazador", e disse que o ex-assessor "perdeu a cabeça".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.