Brasileiro expulso da Venezuela diz que premeditou sua própria prisão

Crédito: Reprodução O gaúcho Jonatan Moisés Diniz, 31, estava preso na sede do Sebin, a polícia política do chavismo
O gaúcho Jonatan Moisés Diniz, 31, estava preso na sede do Sebin, a polícia política do chavismo

DIEGO ZERBATO
ENVIADO ESPECIAL A BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC)

O brasileiro Jonatan Moisés Diniz, 31, que ficou preso por 11 dias na Venezuela sob a acusação de ter elos com uma organização criminosa, disse que premeditou sua detenção a fim de chamar atenção para o trabalho de sua ONG, a Time to Change the Earth (hora de mudar a Terra).

A afirmação está em um vídeo exibido na quarta-feira (10), em Balneário Camboriú, durante uma apresentação da entidade que Diniz idealizou e da qual é vice-presidente.

"Se eu fui pra lá e eu fui preso, é porque eu incitei ser preso", disse. "Eu sozinho não teria nenhuma voz, mas eu indo para a cadeia aconteceu exatamente o que estava nos meus planos."

O ativista chamou seu plano de ser capturado de "um ato sem medo". "Enfrentei pessoas poderosas, ligadas ao presidente, às Forças Armadas e, como eu já esperava, iria [fui] para a cadeia."

Ele ainda criticou a imprensa por ter se concentrado nos detalhes relativos à prisão e em seu passado no país caribenho. "Não falou merda nenhuma das crianças e jamais me perguntaram quantas crianças eu ajudei."

Desde sua chegada à Venezuela, no início de dezembro, o gaúcho se expôs mais nas redes sociais. No período, tirou fotos com crianças que ajudou e amigos, além das imagens da Time to Change the Earth.

O comportamento foi diferente entre maio e agosto, quando morou no país —na época, só saiu em uma foto, de costas. Ele também levou camisetas e bonés para distribuir em suas ações filantrópicas.

Em outra rede social estavam públicas mensagens contra o regime do período em que morou em Caracas, que coincidiu com o auge das manifestações.

A narrativa foi ecoada pelo governo venezuelano. Como prova do suposto crime, o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, apresentou as postagens de Diniz e os bonés.

Ele afirma ter bancado as ações filantrópicas com recursos próprios. Mas a passagem de Los Angeles para Caracas foi paga por sua mãe.

Segundo a Folha apurou, Diniz tem um histórico de problemas psiquiátricos e, em ao menos uma ocasião, foi internado em um hospital de Los Angeles.

O vídeo, feita em Santa Mônica, no Estado americano da Califórnia, surpreendeu inclusive os companheiros de ONG de Diniz, que organizaram o evento na sede da OAB de Balneário Camboriú.

De acordo com a presidente da ONG, Veridiana Maraschin, o gaúcho decidiu ir à Venezuela por conta própria. Naquele momento, afirma, a entidade ainda estava em processo de fundação, sem cadastro na Receita Federal, conta de banco ou sede.

Diante da prisão de seu vice, os trâmites burocráticos pararam. Agora, a intenção é continuar o trabalho, mas centrando os esforços em Santa Catarina.

Na terça (9), Diniz havia postado um longo relato sobre as condições do cárcere. Contou ter recebido comida em só 3 dos 11 dias que passou preso, dividido a cela com outros oito detentos e sofrido tortura psicológica.

"Um dia antes de me soltarem, quando fui [...] obrigado a assinar minha expulsão do país por infelizmente 10 anos, foi que tive conhecimento [] que o caso tinha tomado grandes proporções", relatou.

Colaborou PATRÍCIA CAMPOS MELLO, de São Paulo

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.