Em programa, rainha Elizabeth 2ª diz que peso de coroa quebraria pescoço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Leslie Priest - 2.jun.1953/Associated Press A rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Philip acenam do palácio de Buckingham após sua coroação, em 1953
A rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Philip acenam do palácio de Buckingham após sua coroação, em 1953

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A rainha Elizabeth 2ª revelou os segredos de fazer um discurso enquanto carrega na cabeça uma pesada coroa em novo documentário sobre sua coroação, em 1953, e as joias da coroa.

Entre as revelações do programa da BBC, que vai ao ar no domingo (14), está a de que, durante a Segunda Guerra, as joias da coroa foram escondidas em uma lata de biscoito enterrada no castelo de Windsor. Embora se soubesse que as joias tinham sido enviadas ao castelo a 32 km de Londres, detalhes nunca haviam sido discutidos.

A rainha também fala dos desafios de ser uma chefe de Estado. Ela brinca sobre não conseguir olhar para baixo quando está usando a Coroa Imperial do Estado, que pesa cerca de 1,3 kg. A coroa é usada por ela nos discursos das sessões de abertura do parlamento.

"Não se pode olhar para baixo para ler o discurso, tenho que subir o texto. Porque, se eu assim o fizesse, o pescoço se quebraria", diz a rainha em trecho do programa. "Então há algumas desvantagens nas coroas, mas elas são algo importante".

Crédito: Suzanne Plunkett-27.mai.2015/AFP A rainha Elizabeth 2ª usando a Coroa Imperial do Estado na abertura do parlamento em 2015
A rainha Elizabeth 2ª usando a Coroa Imperial do Estado na abertura do parlamento em 2015
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.