Alarme falso no Havaí leva a perguntas sobre o que fazer em ataque nuclear

Crédito: Reprodução/Twitter/TulsiGabbard "Ameaça de mísseis balísticos atingindo o Havaí. Procure abrigo imediatamente. Isto não é um teste"
'Ameaça de mísseis balísticos atingindo o Havaí. Procure abrigo imediatamente. Isto não é um teste', diz a mensagem enviada por engano pela Agência de Gestão de Emergências do Estado

TODD C. FRANKEL
DO 'WASHINGTON POST'

O que você deve fazer caso ocorra um ataque nuclear? Esse conselho esteve em geral ausente do alerta enviado no sábado (13) por engano a telefones celulares de todo o Havaí.

Tudo o que a mensagem dizia era: "AMEAÇA DE MÍSSIL BALÍSTICO RUMO AO HAVAÍ. PROCURE ABRIGO IMEDIATAMENTE. ISTO NÃO É UM TESTE".

Uma mensagem mais detalhada apareceu nas telas de TVs no Havaí, sugerindo: "Se você estiver dentro de um prédio, fique aí. Se você estiver ao ar livre, procure abrigo imediatamente em um prédio. Fique dentro de uma construção e longe das janelas. Se você estiver dirigindo, estacione em segurança no acostamento e busque abrigo em um prédio ou deite-se no chão".

Os alertas foram retratados, mas permanece a curiosidade geral sobre como aumentar a probabilidade de sobreviver a um ataque nuclear.

Foi por isso que Troy Jones, dono da Nukepills.com, que vende kits de emergência familiares contra radiação por US$ 180 (cerca de R$ 560), correu para o escritório e chamou três funcionários no domingo. Choveram pedidos de pílulas de iodeto de potássio, máscaras faciais contra partículas finas e lenços antirradiação. "É incrível", disse Jones.

O governo americano tem muitas sugestões sobre como o cidadão pode se manter seguro –ou mais seguro– em um ataque nuclear.

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) têm algumas sugestões de como você deve se proteger em uma emergência radioativa. E o Departamento de Segurança Interna oferece dicas no site Ready.gov.

Veja algumas medidas que você pode tomar no caso de um ataque nuclear:

  • Vá para o subsolo. Um porão oferece mais proteção das partículas nucleares do que o primeiro andar de um prédio. Feche as janelas e as lareiras. Desligue os aparelhos de aquecimento ou refrigeração. Quanto mais grossas as paredes, melhor. Materiais densos –até livros– oferecem maior proteção. Isso ajuda a explicar por que algumas pessoas no Havaí aparentemente decidiram levantar os bueiros e entrar na tubulação de esgoto prevendo um ataque de mísseis.
  • Faça um kit de emergência. A Agência Federal de Gestão de Emergências tem uma lista para se montar um kit. O CDC tem outra lista. É longa. A maioria dos artigos é óbvia –suprimentos de primeiros socorros, rádio, lanterna. Outros itens incluem um abridor de latas manual, lenços umedecidos e um apito para pedir ajuda.
  • Faça um plano para contatar amigos e parentes em uma emergência e para se encontrarem depois de um desastre.
  • Pergunte às autoridades locais onde há abrigos contra partículas nucleares em sua comunidade. Se não houver nenhum próximo, considere abrigos improvisados, como porões, o metrô ou túneis.
  • Preveja manter-se lá dentro durante 24 horas após uma explosão nuclear. Em áreas onde houver maior queda de partículas, pode ser necessário ficar abrigado durante até um mês.
  • Se você estiver ao ar livre quando houver uma explosão, não olhe para a bola de fogo. Ela pode cegá-lo. Deite-se no chão e cubra a cabeça. Se a explosão for distante, pode levar 30 segundos ou mais para que ela o alcance.
  • Abrigue-se o mais depressa possível. Tire as roupas para evitar a disseminação de material radioativo. Essa medida pode evitar até 90% da contaminação.

Tradução de LUIZ ROBERTO MENDES GONÇALVES

Crédito: Anthony Quintano/Civil Beat/AP "Carros passam por aviso em estrada em Honolulu de que não há ameaça de míssil no Estado"
Carros passam por aviso em estrada em Honolulu de que não há ameaça de míssil no Estado
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.