Contra isolamento de idosos, governo britânico nomeia 'ministra da solidão'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Eddie Mulholland/Associated Press
A primeira-ministra Theresa May, indicou sua ministra do Esporte como 'ministra da solidão'

DA REUTERS

O governo britânico nomeou uma "ministra da solidão" para cuidar do problema sentido por mais de 1 em 10 pessoas no Reino Unido, segundo estudos.

Tracey Crouch, que hoje é ministra do Esporte, foi indicada pela primeira-ministra Theresa May para continuar o trabalho na área desenvolvido pela ex-deputada Jo Cox.

Cox foi morta aos 41 anos por um extremista de direita em junho de 2016, dias antes do plebiscito que decidiria pela saída britânica da União Europeia e pouco mais de um ano após ter assumido uma cadeira no Parlamento.

A ex-deputada havia criado a Comissão sobre a Solidão Jo Cox, que já havia recomendado ao governo a nomeação de um ministro para liderar as ações na área.

"Devemos todos fazer tudo o que pudermos para, em memória de Jo, colocarmos um fim na aceitação da solidão", afirmou May na quarta-feira (17). "Para pessoas demais, a solidão é a triste realidade da vida moderna."

A primeira-ministra britânica disse querer "confrontar esse desafio para nossa sociedade e para todos nós agirmos para lidar com a solidão sofrida pelos mais velhos, pelos cuidadores, por aqueles que perderam entes queridos, pessoas que não têm ninguém com quem conversar ou compartilhar seus pensamentos e experiências".

A maioria das pessoas com mais de 75 anos no Reino Unido vivem sozinhas, e cerca de 200 mil idosos no país não tiveram conversas com um amigo ou parente em mais de um mês, de acordo com estatísticas do governo.

Médicos britânicos atendem entre 1 e 5 pacientes por dia que vêm, principalmente, por se sentirem solitários, segundo a rede Campanha para Dar Fim à Solidão, que trabalha com as ameaças de saúde impostas pelo isolamento dos mais velhos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.