DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

No segundo dia de paralisação do governo americano, o presidente Donald Trump falou por telefone com vários senadores e integrantes de seu gabinete sobre o impacto do congelamento das atividades. Mas republicanos e democratas continuaram a trocar acusações e endureceram suas posições, tornando pouco provável uma solução a curto prazo.

A paralisação começou às 12:01 de sábado (20) após o presidente republicano não conseguir apoio e os votos necessários para aprovar uma extensão provisória do orçamento. Eram necessários 60 votos para que a medida entrasse em vigor e evitasse a paralisação parcial da máquina pública. O placar, no entanto, terminou com 50 votos favoráveis e 49 contrários.

Os democratas exigem que Trump negocie questões ligadas à imigração como parte de qualquer acordo para restabelecer o funcionamento do governo e acusaram o republicano de descumprir a promessa de proteger os chamados "dreamers", imigrantes que entraram ilegalmente nos EUA quando eram crianças e agora estão sob ameaça de deportação.

"Espero que seja uma questão de horas ou dias, mas precisamos ter uma resposta substantiva e a única pessoa que pode nos dar isso é o presidente Trump. Essa paralisação é culpa dele", disse o senador Dick Durban.

Os democratas se recusam a dar os votos necessários para aprovar a medida se o presidente Trump não concordar em fazer um acordo protegendo os "dreamers". Trump se nega a negociar com os democratas enquanto o governo estiver paralisado.

O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, afirmou que vai convocar a votação de uma nova extensão provisória de orçamento à 1h de segunda-feira (22). Não se sabe se terá os votos necessários para aprovar a medida.

Trump está pressionando os republicanos a mudar as regras do Senado que exigem 60 votos para a legislação ser aprovada. Adotando a chamada "opção nuclear, seria possível passar uma lei de orçamento maioria simples (51).

Hoje em dia, os democratas têm 49 votos no Senado, e os republicanos têm 51.

"Os democratas querem que imigrantes ilegais entrem sem nenhum controle em nossa nação. Se o impasse continuar, os republicanos deveriam usar a opção nuclear", disse Trump pelo Twitter no domingo (21).

Com a paralisação do governo, são mantidos apenas os serviços considerados essenciais - correio, controle de tráfego aéreo, pagamentos da previdência. Algumas partes de parques nacionais ficarão fechadas, assim como a Estátua da Liberdade. Serviços e pagamentos de servidores federais podem atrasar.

É a primeira vez que o governo americano entra em paralisação desde 2013, quando parou por 16 dias.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.