Habilidade na política externa eleva popularidade de Emmanuel Macron

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Ludovic Marin - 26.jan.2018/Reuters SÃO PAULO, SP, BRASIL, 07-11-2017:Guillaume Liegey, francês, um dos estrategistas da campanha do presidente da França Emmanuel Macron.(Foto: Avener Prado/Folhapress, PODER) Código do Fotógrafo: 20516 ***EXCLUSIVO FOLHA***
O presidente da França, Emmanuel Macron

DIOGO BERCITO
DE MADRI

Criticado no início de seu mandato (era o "presidente dos ricos"), o francês Emmanuel Macron recuperou a popularidade que parecia perdida. Sua tática, emprestada de antecessores, foi apostar em aparições internacionais.

Macron fez mais de 30 viagens ao exterior desde a ida à Alemanha em 15 de maio com que inaugurou o périplo. Apenas em dezembro, esteve em Argélia, Qatar, Bélgica e Níger.

Na quarta (24), no Fórum Econômico Mundial, em Davos, resumiu sua meta na política externa: "A França está de volta". Foi ovacionado.

Para o diário "Le Monde", os franceses finalmente saboreiam o fim do "French bashing" (surra francesa, em tradução livre), termo que designa a crítica obstinada ao país no mundo anglófono. Com as loas de fora, o público interno tem apreciado mais seu líder.

A popularidade surpreende, pois Macron parecia seguir a "maldição" do antecessor, o socialista François Hollande, que deixou o Eliseu com 3% de aprovação. Eleito em maio com 66% dos votos, o novato só era aprovado por 43% da população em agosto.

Charmoso, carismático e confortável sob holofotes, reergueu-se. Nos últimos meses, sua aprovação voltou a subir: 10 pontos percentuais de outubro a dezembro, chegando a 52%, segundo o instituto BVA –margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

O levantamento indica que a política externa é fundamental na recuperação de sua popularidade, ao lado da personalidade forte. A revista britânica "Economist" comparou sua política externa ao coelhinho das propagandas de pilhas Duracell: infatigável.

Um de seus êxitos foi desarmar a crise entre Líbano e Arábia Saudita. O premiê libanês, Saad Hariri, fora chamado à capital saudita em novembro. Ali, renunciara ao cargo e, segundo relatos, fora impedido de deixar o país. Hábil, Macron convidou Hariri a visitar Paris, e o premiê escapou.

"Macron usa a Presidência para ser visto como mais 'presidencial', para mostrar que é adequado ao cargo", diz à Folha Martin Quencez, analista do centro German Marshall Fund, baseado em Paris.

Pesam contra ele, afinal, a pouca idade –foi eleito aos 39– e a inexperiência.

Seu ímpeto está relacionado também à percepção de que a janela de oportunidade pode ser breve, afirma Quencez. Três dos países que poderiam protagonizar a política externa perderam relevância temporariamente: EUA, Reino Unido e Alemanha.

Os EUA de Trump têm implementado uma política isolacionista. O Reino Unido, que deixa a União Europeia em 2019, vem sendo escanteado. Por fim, a Alemanha está paralisada pelas tratativas para formar um novo governo.

"Não há lideranças alternativas na Europa, e Macron percebeu que pode ser a voz de todo esse bloco", observa o analista. É uma tarefa em que a França conta com duas vantagens estratégicas: poder de veto no Conselho de Segurança da ONU e força nuclear.

Macron implementa o modelo francês de política externa urdido por Charles de Gaulle (1959-69) e consolidado por François Mitterand (1981-95). "É uma política que tenta dialogar com todos", afirma Pascal Boniface, fundador do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas.

Enquanto Trump defende o "faça da América grande de novo", Macron responde com um "faça o mundo grande de novo". Trump deixou o acordo de Paris –Macron então convidou cientistas americanos a trabalhar na França.

Em paralelo, eles trocam abraços e apertos de mão. Com a mesma ideia de "ter aliados, sem se alinhar", Macron surpreendeu em março ao receber seu homólogo russo, Vladimir Putin. "Ele sabe que a Rússia é um país inevitável", afirma Boniface.

A popularidade do francês pode não ser determinada apenas por seu desempenho externo –continua a ser fundamental seu manejo das questões domésticas. "Mas agrada que o país seja mais respeitado no exterior", conclui Boniface.

Crédito: Editoria de arte/Folhapress JE T'AIME, MACRONApós uma acentuada queda, popularidade do presidente francês retoma crescimento
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.