THAIS BILENKY
ENVIADA ESPECIAL A BOA VISTA E PACARAIMA (RR)

Vivenciando total escassez de recursos, venezuelanos passam dias na estrada, dormindo no acostamento sem ter o que comer ou beber, debaixo do sol equatorial, para percorrer os 200 quilômetros entre Pacaraima (RR), na fronteira do Brasil, e a capital de Roraima, Boa Vista.

O acirramento da crise na Venezuela, onde serviços médicos, alimentos e mesmo dinheiro vivo estão em falta, obriga contingentes a deixarem suas cidades sem ter o mínimo necessário para migrar com segurança.

Na manhã de 19 de janeiro, a Folha se deparou com três grupos caminhando pela BR-174. Um deles, formado por quatro homens, estava havia três dias na estrada, dois deles sem comer, segundo David Ortega, 29.

Carregando um saco com latas de alumínio, ele disse que já começara a trabalhar desde a fronteira, sugerindo que venderia o material reciclável.

Quando perguntados sobre o local onde dormiram, eles apontaram para a beira da via. A respeito dos planos para os dias seguintes, murmuraram nomes de abrigos em Boa Vista. Ao se despedirem, suplicaram por água.

Já na capital, outra turma de jovens havia dormido na rua e, mesmo sem saber como chegaria ao final daquele dia, parecia esperançoso.

"Estou triste porque minha família ficou lá, mas otimista em obter uma oportunidade, um novo futuro", disse Victor Ramirez, 27, cujos filho e esposa permanecem em Yaracuy, para lá da fronteira.

A seu lado, José Gregório, 19, chegara havia sete dias. A viagem de ônibus durara três dias, e ele agora planejava trabalhar com "qualquer coisa" e esperar para poder voltar a seu país. "A gente está procurando um pouco de comida. É só o que a gente quer", desabafou.

Na fila da Polícia Federal em Boa Vista para obtenção de documentos que os autorizem a trabalhar, muitos venezuelanos repetem a palavra fome quando instados a descrever seu estado.

A reportagem foi abordada diversas vezes no intervalo de duas horas com solicitações de dinheiro e informação.

Venezuelanos chegam ao Brasil sem saber que documentos devem carregar e quais pleitear.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.