Descrição de chapéu congresso

Bares preparam bingo e drinques 'Fogo e Fúria' para discurso de Trump

Crédito: Jonathan Ernst/Reuters
Cartela de bingo criado por bar em Washington para o discurso de Trump nesta terça (30)

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE WASHINGTON

Tradição da política americana, o discurso do Estado da União, a ser realizado na noite desta terça (30), terá uma programação especial em bares de Washington —que inclui drinques "Fogo e Fúria", rodadas gratuitas de bebidas a cada menção de "fake news" e até um bingo com as palavras mais usadas pelo presidente Donald Trump.

O pronunciamento equivale a uma prestação de contas do presidente ao Congresso, e é feito em todo início de ano. Este será o primeiro de Trump, que vai falar a partir das 21h (0h de Brasília).

Em Washington, centenas de pessoas organizam eventos públicos ou privados para acompanhar o discurso, que é transmitido ao vivo pela TV. Nos bares, não é diferente.

"Vamos encarar: ninguém deveria assistir a isso sozinho ou sóbrio", afirma o site do bar Satellite Room, que fica na capital americana.

O estabelecimento vai organizar um bingo com as palavras e expressões mais usadas por Trump, como "tax cut" (corte de impostos, uma das principais realizações do primeiro ano de governo e que virou assunto recorrente do presidente), "a lot of money" ("muito dinheiro", comumente utilizada pelo republicano para falar de seu patrimônio) e "huuuge" ("enoooorme", um cacoete repetido à exaustão pelo político).

O The Wonderland criou um drink especial para a noite, o "Fogo e Fúria", em referência ao livro que retrata os bastidores da Casa Branca e que Trump quis proibir de circular.

Já o Barrel Bar vai oferecer "shots" gratuitos toda vez que Trump falar "fake news" —ou "notícia falsa", uma expressão que virou bordão do republicano ainda durante a campanha.

"Beber durante o discurso nunca foi tão importante quanto neste ano", afirmou em sua página o Ventnor Sports Café, que transmite o Estado da União ao vivo há 13 anos e vai doar parte da renda a uma organização de Washington que trabalha com imigrantes.

Apesar da expectativa dos bares, assessores do presidente garantem que Trump vai adotar um tom sóbrio e de união nacional no discurso desta terça (30). Isso, é claro, se ele seguir o script.

Em oposição a Trump, pelo menos doze democratas já anunciaram que irão boicotar o pronunciamento no Congresso, e há protestos programados em Washington para a noite.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.