Descrição de chapéu Governo Trump Donald Trump

Democratas afirmam que discurso de Trump fere o ideal americano

Crédito: Brian Snyder/Reuters Sobrinho-neto de John F. Kennedy, Joe Kennedy deixa palco após réplica democrata a discurso de Trump
Sobrinho-neto de John F. Kennedy, Joe Kennedy deixa palco após réplica a discurso de Trump

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE WASHINGTON

Em resposta ao primeiro Discurso do Estado da União de Donald Trump, na noite desta terça (30) —em que o republicano afirmou estender a mão aos imigrantes, mas defendeu a segurança nacional—, os democratas disseram que o governo do atual mandatário "fere o ideal americano".

"Nós acreditamos que todos são dignos. Essa é a promessa americana", afirmou o deputado Joe Kennedy, 37, sobrinho-neto de John F. Kennedy (1917-1963), que representou o Partido Democrata no tradicional comentário ao discurso do presidente.

Para ele, o republicano estabelece "falsas escolhas" em sua retórica, opondo imigrantes a americanos, mães a trabalhadores, ou a população urbana à rural.

"Nós escolhemos os dois. A maior e mais forte nação no mundo não deveria deixar ninguém para trás", declarou.

Kennedy fez seu pronunciamento na cidade de Fall River, no Estado de Massachusetts, de tradicional preferência democrata e "construída por imigrantes", destacou.

O deputado fez uma defesa enfática dos "dreamers", jovens imigrantes que chegaram aos EUA quando crianças, trazidos pelos pais, e cuja permanência no país está sob risco depois que Trump revogou um programa que os protegia, criado por Barack Obama.

Os "dreamers" estão no centro da controvérsia sobre imigração no país, o que levou a um impasse no Congresso. Os democratas defendem a proteção ao grupo. Já os republicanos, que admitem conceder uma solução definitiva aos jovens, querem como contrapartida a ampliação do muro na fronteira com o México, além de novas restrições na imigração de estrangeiros.

Em seu discurso nesta terça (30), Trump clamou pela união dos cidadãos, independentemente de origem, mas afirmou que é seu dever sagrado proteger a segurança dos americanos, "que também são sonhadores".

Em resposta, Kennedy discursou em espanhol e afirmou que os democratas "van a luchar por ustedes" (vão lutar por vocês), em referência aos sonhadores.

Sobre o muro na fronteira com o México, o deputado foi ainda mais agressivo: "Se essa geração escolher levantá-lo, a minha geração irá colocá-lo abaixo".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.