Chile desiste de participar de pacto da ONU para imigração

Ministério do Interior informa que pontos do acordo são como 'camisa de força' para o país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barracas usadas para abrigar crianças imigrantes separadas de seus pais nos EUA
Barracas usadas para abrigar crianças imigrantes separadas de seus pais nos EUA - Mike Blake - 19.jun.2018/Reuters
Santiago | AFP

O Chile anunciou neste domingo (9) que não participará da conferência internacional em Marrocos, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), para selar o pacto de imigração.

A conferência intergovernamental para a adoção do o pacto ocorre nesta segunda (10) e terça (11) em Marrakech. Segundo o Ministério do Interior, pontos do documento "não se aplicam" à política de imigração chilena.

O acordo, chamado de Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular, foi aprovado pelos 192 Estados-membros —exceto os EUA—, com o apoio da Assembleia Geral da ONU, em 13 de julho. Na ocasião, o secretário-geral da entidade, António Guterres, classificou o documento como "uma conquista significativa".

Os objetivos do documento preveem, por exemplo, que o migrante que estiver irregular no país não poderá ser deportado imediatamente —terá o caso analisado individualmente. O texto diz ainda que ele terá acesso a justiça, saúde, educação e informação.

O pacto proíbe também deportações coletivas e discriminação na análise sobre a permanência ou não do migrante no país. E recomenda que a detenção de migrantes seja o último recurso, e que, se necessária, a pessoa fique o menor tempo possível detida. Os países também vão analisar dados e benefícios da migração e a contribuição dos migrantes ao desenvolvimento sustentável.

Assim o texto, que é não vinculante (não tem a força de uma lei), foi considerado agora pelo Chile, assim como fizeram os EUA em dezembro de 2017, uma "ameaça à soberania nacional". Por isso, o governo do presidente Sebástian Piñera informou que "decidiu não participar das reuniões em Marrakesh e deixar claro que as diferenças são com o pacto".

Pelas estimativas da ONU, há mais de 258 milhões de imigrantes no mundo, e esse número deve continuar crescendo nos próximos anos. Desde 2000, pelo menos 60 mil deles morreram na tentativa de entrar em outro país.

Após a conferência no Marrocos, o documento voltará à Assembleia Geral da ONU para aprovação em reunião agendada para 19 de dezembro.

Para o subsecretário de Interior do Chile, Rodrigo Ubilla, o país, que recebeu nos últimos anos 155 mil haitianos e 200 mil venezuelanos, considera o texto do acordo "uma espécie de camisa de força sobre o que cada país" em relação à política de imigração.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.