Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2010 - 22h54

Partido governista deve vencer eleição na Etiópia

Publicidade

DA REUTERS, EM ADIS-ABEBA

O partido governista do primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, deve ter uma vitória esmagadora em uma eleição nacional realizada em meio a acusações de que o governo teria reprimido os dissidentes.

Os resultados provisórios divulgados pelo conselho eleitoral da Etiópia mostraram nesta segunda-feira que a Frente Democrática e Popular Revolucionária Etíope (EPRDF) e aliados conquistaram um grande número de votos em nove das 11 regiões e cidades declaradas até o momento.

"Definitivamente, até este momento, a EPRDF venceu", disse o presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Merga Bekana.

Alguns analistas disseram que uma vitória convincente daria ao ex-líder rebelde a chance de acelerar o desenvolvimento no principal aliado regional de Washington e melhorar seu desempenho democrático antes de Meles deixar o cargo como planejado, em 2015.

Mas a extensão da vitória provisória deixou alguns etíopes preocupados sobre como a oposição reagiria.

Alguns líderes opositores começaram a reclamar que houve falhas antes de a urnas serem fechadas, alegando que a EPRDF intimidara e assediara críticos nos dias e meses anteriores à eleição.

Analistas disseram que se o pleito for aprovado pelos observadores da União Europeia na terça-feira de manhã, haverá pouco força para os críticos mobilizarem um desafio convincente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página