Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2010 - 17h32

Escritor Vargas Llosa chama política externa de Lula de irresponsável

Publicidade

DA EFE, EM JERUSALÉM

O escritor peruano Mario Vargas Llosa criticou hoje (26) com dureza lideres latino-americanos como o cubano Fidel Castro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o venezuelano, Hugo Chávez, em um discurso na Universidade Hebraica de Jerusalém.

"Há uma contradição entre a política interna e a externa de Lula. Sua política interna é responsável e sua política internacional é irresponsável e demagógica, ao abrir as portas do Brasil e, com elas, as da América Latina, a pessoas como (o presidente iraniano, Mahmoud) Ahmadinejad", disse Llosa.

Vargas Llosa também afirmou que Fidel Castro é "pré-histórico" e que Chávez é um "aprendiz de ditador". O escritor fez os comentários em uma conferência na universidade, como parte de uma reunião internacional sobre as múltiplas perspectivas da América Latina.

Em um discurso de uma hora, Vargas Llosa falou sobre a situação política, social e literária na América Latina. O escritor peruano também foi recebido com sua família esta manhã pelo presidente de Israel, Shimon Peres.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página