Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2010 - 19h05

Santos acusa rival de "satanizá-lo" em eleições na Colômbia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BOGOTÁ

O candidato governista Juan Manuel Santos acusou nesta quinta-feira (27) seu principal rival, o independente Antanas Mockus, de pretender "satanizá-lo" ao abordar um caso de execuções de civis cometidas por militares quando ele era ministro da Defesa.

Mockus "sabe perfeitamente que eu acabei com os 'falsos positivos'. E cair nesse jogo de satanizar o presidente (Álvaro) Uribe ou de me satanizar com o tema quando fomos nós que acabamos com isso, me parece bastante imoral", disse Santos.

A expressão "falsos positivos" refere-se aos civis mortos na última década, que eram qualificados de guerrilheiros pelos militares.

Mockus negou na quarta-feira (26), ao ser questionado por jornalistas, que seja factível uma "responsabilização penal" de Santos e Uribe no caso, mas disse que via uma "responsabilidade moral".

"Imoral é Mockus dizer esse tipo de coisa", disse Santos, que foi ministro da Defesa entre 2006 e 2009.

Mais de 2.000 civis foram apresentados como guerrilheiros mortos em combate para que militares fossem promovidos ou obtivessem benefícios, o que levou a uma punição no exército colombiano que atingiu mais de 40 militares, incluindo três generais que foram suspensos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página